Como mostrar que uma reta está contida em um plano?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Quando todos os pontos de uma reta pertencem a um plano, dizemos que essa reta está contida no plano. Se for possível provar que dois pontos de uma reta pertencem também a um plano, então toda a reta será formada por pontos desse plano. Isso é resultado de um dos postulados da Geometria Plana.

O plano é um conjunto de retas alinhadas e, portanto, também é um conjunto de pontos. O objeto formado por esse alinhamento de retas é uma superfície plana que não faz curva e infinita para todas as direções. Em um plano, é possível desenhar figuras que, além de comprimento, possuem largura.

Dizemos que uma reta é concorrente ou secante a um plano quando existe apenas um ponto de intersecção, isto é, quando a reta toca o plano em apenas um ponto.

Por meio de uma reta e de um ponto fora dela
Três pontos não colineares determinam um plano. Sendo assim, tome dois pontos distintos na reta e o ponto fora dela e terá os três pontos de que precisa para determinar o plano.

Dois planos são perpendiculares quando um dos planos contém uma reta perpendicular ao outro plano.

Na matemática, as retas são linhas infinitas formadas por pontos. Elas são representadas por letras minúsculas e devem ser desenhadas com setas para os dois lados, indicando que não possuem fim. Já os pontos da reta são indicados por letras maiúsculas.

Retas que formam um ângulo de 90°
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.

O ponto é representado por qualquer letra maiúscula do alfabeto latino (o normal, que usamos no dia a dia). A reta é indicada por qualquer letra minúscula do alfabeto latino. O plano é referido por alguma letra minúscula do alfabeto grego.

Um plano pode ser formado por 3 pontos não colineares. É representado por letras gregas minúsculas . Ou por uma reta e um ponto fora dela.

Note que o ponto P é o único ponto em comum as duas retas m e b. Então dizemos que elas são retas Concorrentes ou Secantes. Utilizamos (X) como símbolo para indicar Concorrência. As retas concorrentes determinam quatro regiões no plano, que podem ter a mesma abertura ou aberturas diferentes.

Duas retas pertencentes ao mesmo plano são conhecidas como paralelas quando elas não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, elas nunca se cruzam.

Se a reta formar um ângulo reto com qualquer uma das retas contidas no plano então a reta é perpendicular ao plano. Tal como no exemplo anterior, esta reta também é secante ao plano, mas uma vez que não forma um ângulo reto então diz-se que a reta é obliqua em relação ao plano.

Resposta

  • Resposta: Um plano pode ser determinado de quatro modos:
  • – por 3 pontos não colineares;
  • – por uma reta e um ponto fora dela;
  • – por 2 retas concorrentes;
  • – por 2 retas paralelas distintas.
  • Explicação passo a passo:

Duas retas coincidentes não determinam um plano, pois todos os pontos de uma delas também são pontos da outra. Para determinar o plano, as duas retas precisam estar em alguma situação em que seja possível considerar um, e apenas um, ponto fora de uma das retas.