Como morreu Sarah Kubitschek de Oliveira?

Perguntado por: lconceicao8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Depois de ficar viúva, ela passou a viver da pensão de JK. Residia em um apartamento alugado na Capital, quando morreu aos 87 anos de idade, de parada cardiorrespiratória.

Sua presidência foi marcada pelo Plano de Metas, ação que concentrou-se no desenvolvimento de setores como energia, transporte, alimentação, indústria de base, educação e a meta-síntese, que foi a construção da nova capital Brasília, com o slogan de "Cinquenta anos em cinco", marca do desenvolvimentismo, já que o ideal ...

73 anos (1902–1976)

Resende, Rio de Janeiro

Resende é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado do Rio de Janeiro. Com uma população de 133 244 habitantes, estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2021, era em 2020 o 26.º município mais populoso do estado.

Simone Viotto

Simone Viotto, Uma das responsável do “Instituto Viotto” e proprietária da JK ESTETICA.

Iguatemi (IGTI11) passa a ser dono de 100% do JK e anuncia oferta de ações.

Em meio a essas ameaças militares, Juscelino Kubitschek lançou um ousado plano desenvolvimentista que, segundo ele mesmo, iria fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”. O chamado Plano de Metas privilegiava pesados investimentos nas áreas de alimentação, indústria de base, educação, energia e transporte.

Téc: O centro de reabilitação Sarah Kubitschek foi inaugurado em 21 de abril de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek com a missão de equipar a nova capital federal com um moderno hospital de recuperação e reabilitação, especializado em medicina ortopédica.

Juscelino Kubitschek

Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.

O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.

Apesar da incredulidade de muitos, a transferência era fato consumado e, cada vez mais, tomava contornos irreversíveis – ora pelo rápido andamento das obras, ora pela ação do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), que contornava e negociava com grupos de oposição a aprovação de seu projeto.

O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

A versão foi endossada por um passageiro do ônibus, Paulo Olivier, que declarou que o Opala bateu numa mureta da Dutra antes de se chocar com o caminhão. Pela versão oficial, o ônibus teria “abalroado” o carro, desgovernando-o.

Olhos azuis, sobrancelha definida, barba cerrada, 83 quilos distribuídos em 1,83 metro de altura.