Como morreu o exército de Senaqueribe?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O relato bíblico do fim do ataque de Senaqueribe a Jerusalém afirma que, embora os soldados de Ezequias guarnecessem os muros da cidade, prontos para defendê-la contra os assírios, uma entidade conhecida como o anjo destruidor, enviado por Javé, aniquilou o exército de Senaqueribe, matando 185.000 soldados assírios em ...

Ezequias busca o conselho de Isaías para salvar Jerusalém — Isaías profetiza a derrota dos assírios e a morte de SenaqueribeEzequias ora pedindo libertação — Senaqueribe envia uma carta blasfema — Isaías profetiza que os assírios serão destruídos e que um remanescente de Judá florescerá — Um anjo mata 185.000 ...

Foi afrontado, ridicularizado, descaracterizado em sua autoridade, quando o emissário do rei Senaqueribe, de uma forma humilhante, motivou o povo a desacreditar no seu Deus e em seu governante. Isso nos leva a lembrar que, de certa forma, todos passamos por situações difíceis em nossa vida.

Naquela mesma noite, enquanto Senaqueribe estava com seu numeroso exército do lado de fora de Jerusalém, pronto para atacar o povo de Deus e destruir a cidade e o templo, o Senhor enviou o Seu anjo que matou 185 mil soldados assírios.

O cerco de Jerusalém foi um dos grandes feitos dos cavaleiros cruzados no fim do século XI d.C. O grande feito da chamada Primeira Cruzada, que durou de 1095 a 1099, foi o Cerco de Jerusalém, realizado de 7 a 15 de julho de 1099.

Persa: Deus tem multiplicado meus irmãos Senaquerib ou Senaqueribe, cujo nome significa O Deus da Lua Multiplicou os Seus Irmãos, foi rei da Assíria de 705 a 681 a.C. Subiu ao trono quando seu pai, Sargão II, foi morto, em 704 a.C..

A quantidade de homens também impressionava: no auge, o exército assírio chegou a ser formado por 150 mil guerreiros.

“Morrerás: isso é uma verdade, e todos nós vamos passar por isso um dia. Mas a segunda parte – não viverás – está relacionada a uma outra vida, a eterna. A preocupação de Deus era que Ezequias não provasse essa vida eterna. O Pai queria que aquele homem vivesse essa experiência.”

Enquanto estava no poder, o rei Ezequias acabou adoecendo gravemente. É inútil especular o tipo de doença que afligiu o rei de Judá. O que realmente se sabe é que sua doença era terminal e que o Senhor lhe enviou o profeta Isaías com a finalidade de lhe avisar para colocar sua casa em ordem antes de morrer.

A forma como matavam seus oponentes também não era menos cruel. O empalamento (introdução de uma estaca de madeira no ânus ou no abdome) era uma das práticas mais frequentes utilizadas pelos assírios para matar soldados rivais capturados.

Inclina teus ouvidos, ó SENHOR, e ouve! Abre teus olhos, ó Senhor, e vê! Ouve as palavras com as quais Senaqueribe desafia o Deus vivo! Uma vez que para o rei, Javé está entronizado entre os querubins, anjos, criaturas celestes, logo, ele está no céu, nas alturas.

Senaqueribe ainda escreveu cartas, para blasfemar por escrito de Yahweh, o SENHOR Deus de Israel, e para falar contra ele, desafiando: “Assim como os deuses dos povos das outras nações não puderam livrar o povo deles das minhas mãos, da mesma maneira o deus de Ezequias não livrará a sua gente das minhas garras!”

Senaqueribe, filho e sucessor de Sargon, iniciou suas campanhas militares com o intuito de reestabelecer a ordem e garantir a manutenção do Império. Sua primeira investida foi contra as revoltas na Babilônia, em 703 AEC.

Naquela noite, o anjo do SENHOR foi ao acampamento assírio e matou 185 mil soldados assírios. Quando os sobreviventes acordaram na manhã seguinte, encontraram cadáveres por toda parte. Então Senaqueribe, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu para sua terra.

Tito atacou o ponto mais fraco da fortificação de Jerusalém: a chamada Terceira Muralha, a oeste da cidade. A cidade foi saqueada e o Segundo Templo, destruído. Para os romanos, não era um edifício religioso, mas uma fortaleza inimiga e, como tal, foi incendiada e arrasada.

Morreram mais de um milhão de judeus e o Templo de Jerusalém foi destruído, restando apenas o Muro das Lamentações.

Embora Senaqueribe tenha sobrevivido a este desastre por vinte anos, ele nunca mais renovou sua tentativa contra Jerusalém. Ele foi assassinado por dois de seus próprios filhos (Adrameleque e Sarezer), e foi sucedido por outro filho, Esar-Hadom (681 a.C.), após um reinado de vinte e quatro anos.

A história do exército romano descreve as principais transformações cronológicas da organização e constituição das forças armadas da Roma Antiga, as quais foram qualificadas como "a instituição militar mais efetiva e duradoura conhecida da história".

O exército romano era a força militar mais temível e eficaz do mundo antigo. Um soldado romano se diferenciava de um soldado de outro lugar, pois era muito bem treinado, tinha as melhores armas e as melhores armaduras.

Ao todo, o Exército chinês é composto de mais de 2 milhões de integrantes dentre o 1,4 bilhão de habitantes do país. A China tem o maior Exército do mundo em números absolutos.