Como montar uma tábua de frios romântica?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sua tábua de frios gourmet pode reunir itens sofisticados, como presunto de Parma, salame hamburguês, salame italiano, queijos, geleias, azeitonas, patês, torradas, nozes e castanhas. Além disso, a tábua de frios com frutas, como damasco e morango, também é uma boa escolha para adicionar sabores adocicados.

Com uma fatia de presunto em mãos, faça o movimento de uma sanfona, colocando-a de um lado para o outro repetidas vezes. Você perceberá que ela começará a enrugar e, então, estará pronto! Então, basta colocar a sanfoninha de parma em sua tábua.

R$ 210,00.

Onde servir uma mesa de frios
A mesa de frios simples costuma ser elaborada apenas com alguns queijos e embutidos, porém, isso não é uma regra, afinal a mesa de frios para festa também pode vir acompanhada de pães, salgados leves, mini sanduíches, patês e também frutas como figos, uvas e morangos na fruteiras.

A dica é calcular, em média, 150 gramas de frios para cada pessoa da sua lista. Se você deseja servir muitos itens, como vários tipos de queijos e acompanhamentos como frutas secas, geleias, biscoitos e pães, vale calcular 100 gramas de petiscos frios para cada convidado.

Para montar uma tábua de frios mais simples, queijos como o Coalho, Provolone e Parmesão são fáceis de encontrar e, por isso, é possível adquiri-los em diversas faixas de preço. No caso das carnes, salame e presunto também são ótimas opções de bom custo-benefício.

Na ponta da mesa, onde começa a fila para servir, coloque todos os utensílios, como pequenos recipientes, guardanapos, palitos, pegadores, copos, taças, etc. Coloque os pães, torradas, molhos, geleias, patês e biscoitos juntos. Os frios, como queijos, salames, presuntos e outros, devem estar pertos um dos outros.

Enrole as fatias de forma diagonal, deixando-as finas e longas. Em uma bandeja coloque-as lado a lado alternando os frios até que se feche o círculo. No centro da bandeja coloque folhas de alface para dar um colorido ao prato. Corte a mortadela ao meio e comece a moldar uma rosa, faça um miolo fino com a mortadela.

Você pode adicionar tanto frutas frescas, como uvas e tomatinhos, quanto opções secas, como damasco e tâmaras, por exemplo. Outra ideia é deixar à disposição algumas castanhas para que os convidados possam degustar. Elas são ótimas na hora de garantir mais crocância e nutrientes bacanas à tábua de frios.

Em vez de óleo de cozinha ou óleo mineral, uma alternativa é usar cera de abelha ou óleo tungue, encontrados em lojas especializadas. Esses produtos ajudam a manter a tábua impermeável e diminuem a passagem de sabor e de aroma da madeira para o nosso alimento.

Portanto, para um evento com 50 convidados, será preciso cerca de 10 quilos de frios diversos e, aproximadamente, 5 quilos de pães ou torradas.

Considerando 50 convidados, é preciso calcular 50 pesssoas x 200 g de frios; sendo assim é preciso 10 kg de frios variados. Já para os pães a conta é 50 pessoas x 100 g de pães e torradas, e a necessidade é de 5 kg de pães para atender a todos os convidados.

Você pode calcular, por exemplo, 100g de queijo, 100g de embutidos e 200g de acompanhamentos por pessoa. Vale lembrar que esses valores são apenas uma referência para você criar a sua tábua de frios personalizada.

Pequenos pratos, talheres, guardanapo e palitinhos de petisco são os principais utensílios que não podem faltar na mesa de frios para os convidados poderem se servir. Não esqueça também de colocar facas para cortar cada tipo de queijo, assim como pegadores, garfos e colheres para as pessoas se servirem.

De uma maneira geral, deve-se calcular uma média entre 150 e 200 gramas de frios por convidado. Caso decida servir pães e torradas como acompanhamento, considere 100 gramas desses alimentos por pessoa.