Como montar uma maquete sobre as camadas da Terra?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Desenhe as camadas internas da Terra com o lápis.

  1. Depois de desenhar cada linha, pinte as camadas com as tintas diferentes.
  2. Use tinta amarela para o núcleo interno, laranjada para o externo, vermelha para o manto e marrom para a crosta.

Conheça as principais camadas da Terra. As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno). Esse tema é abordado no Enem tradicionalmente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, uma vez que é um dos assuntos vistos em Geografia.

A Terra é formada por três camadas: Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo: camada mais interna e quente da Terra.

O manto terrestre é uma das três camadas do planeta Terra. Mais especificamente, o manto é a camada intermediária, situada entre a crosta terrestre (camada mais externa) e o núcleo (camada mais interna). Ele começa depois da crosta terrestre e vai até 2900 quilômetros, representando 84% do volume terrestre total.

A crosta terrestre é a camada mais superficial e de menor espessura do planeta Terra, e pode ser chamada também de litosfera. Esse nome foi atribuído graças à estrutura essencialmente rochosa da crosta, constituída por rochas em seu estado sólido.

A Terra é dividida em três camadas — crosta, manto e núcleo —, graças às transformações ocorridas ao longo de bilhões de ano. Essas camadas atuam de forma interdependente entre si, e mudanças em uma afetam as outras, o que demonstra que nosso planeta não é um bloco rochoso único e estático.

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.
...
A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas:

  1. troposfera;
  2. estratosfera;
  3. mesosfera;
  4. termosfera;
  5. exosfera.

A estrutura interna da Terra, que apresenta a litosfera como parte superficial, é dividida basicamente nas camadas crosta, manto e núcleo. Acima da litosfera, estão as camadas gasosa (atmosfera) e líquida (hidrosfera). Já o conjunto de todos os ecossistemas do planeta forma a biosfera.

crosta

A crosta é porção externa da Terra, a mais delgada de suas camadas e a que conhecemos melhor. Ela é tão fina em relação ao restante do planeta que pode ser comparada à casca de uma maçã em relação à maçã inteira.

Horizonte O – Camada com alta presença de matéria orgânica, água, animais e plantas. Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais. Horizonte B – Acumula sais minerais e materiais dos horizontes O e A, possui presença maior de ar.

As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si. A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta. Nela ocorre o desenvolvimento das atividades humanas.

A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C. A exosfera, parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral.

A maquete geográfica é uma representação cartográfica tridimensional do espaço, representa as categorias longitude, latitude e a altitude.

para maquetes rápidas e com menos detalhes, utilize o papel paraná, um tipo de papelão que tem cor e densidade homogêneas; para estudos volumétricos, use o papel pluma ou depron, um tipo de isopor com alta densidade e ótimo acabamento.

Maquetes físicas
Aproveite para mostrar como funciona a iluminação natural do empreendimento, como fica a disposição de cada setor, como é o movimento da rua, entradas, saídas e acessos. Mostre como fica a disposição de cada apartamento por andar e qual espaço proporcionalmente ocupado por cada um.

A maquete escolar é um recurso pedagógico utilizado pelos professores para ensinar um determinado tema de forma mais simples, lúdica e interativa aos alunos. Consiste na representação de um cenário, objeto, construção ou situação em menor escala.