Como montar um varal de histórias?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Basicamente, será necessário imprimir imagens da história que deseja contar. Caso seja uma narrativa criada pela própria criança, ela mesma pode desenhar as personagens em um cartão.

Um fantoche, uma dobradura, uma simples pedrinha, enfim, qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa, encanta a criança.

Convide as crianças para contar histórias
Outra dica é chamar as crianças para construir a história a ser contada. Você pode fazer uma contação colaborativa, em que vocês contarão a mesma história, juntos. Para deixar a atividade ainda mais interessante, chame uma criança diferente de cada vez para ajudar na narração.

“Varal Literário” foi um projeto realizado pelos professores, alunos e coordenação do Ensino Fundamental I do Educandário Santa Maria Goretti, durante o período da recuperação do primeiro semestre letivo.

O varal da leitura busca uma interação com os alunos dos semestres dos turnos da manhã e da tarde do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) através de varais com textos curtos pendurados, pensando no intuito de promover a leitura entre os alunos.

Para que haja um maior aproveitamento por parte dos ouvintes também, é interessante que ao final as crianças tenham um espaço para falar de seus personagens preferidos. Que possam desenhá-los, ou até mesmo recontar toda a história para demarcar as partes mais importantes que lhe tocaram ou intrigaram.

Como engajar os alunos na aula de História?

  1. 1- Proponha o uso de variadas fontes históricas.
  2. 2- Ensine a partir da data de aniversário dos alunos.
  3. 3- Utilize jogos de tabuleiro para reconstruir identidades esquecidas.
  4. 4- Promova uma competição de fantasias.
  5. 5- Utilize jogos de passatempo.

A sugestão de hoje é de recursos para contação de história, para você encantar seus filhos, seus alunos.

  • LIVRO. ...
  • LUVA. ...
  • COLHER. ...
  • RECURSO NÃO ESTRUTURADO. ...
  • PAINEL. ...
  • PALITOCHE. ...
  • LATA.

Um bom contador de história precisa ler muito, além de ler tudo e não pode de maneira alguma ter pressa para concluir a narrativa, precisa estar disposto a criar uma cumplicidade entre a história e seus ouvintes, oferecendo espaço para criança se envolver e de forma alguma ser um repetidor mecanizado dos textos que ...

Decida do que a história vai tratar.

  1. Faça um brainstorming de ideias. ...
  2. Escreva sobre situações estranhas ou engraçadas que você já viveu, sem se preocupar em deixá-las cômicas por enquanto. ...
  3. Ambiente a história em um cenário vívido e que o público consiga imaginar. ...
  4. Pense na mensagem que você quer passar com a história.

Para contar histórias é necessário exercitar uma voz flutuante, teatralizada, que muda de tom durante a exposição. É preciso produzir gestos e reações capazes de expressar o que as informações lógicas não conseguem. Muitos pais e professores são dotados de grande cultura acadêmica, mas são engessados, rígidos, formais.

As 4 principais etapas para a criação de um mural de indicações literárias

  1. Explicação sobre resenhas literárias. O primeiro passo é coletar indicações literárias publicadas em diferentes mídias (revistas, jornais, sites e blogs). ...
  2. Escolha dos livros preferidos. ...
  3. Produção das indicações literárias. ...
  4. Revisão dos textos.

Piquenique literário
A dica é colocar o acervo todo no chão, à mostra, espalhado de modo que seja acessível e visível pelas crianças. Se a canga for grande o bastante, deixe um cantinho para crianças e adultos sentarem e aproveitarem os livros e os momentos.

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura e momentos em família, proporcionando o acesso a obras literárias infantis para outras crianças da cidade.

E aqui estão algumas delas.

  1. Dica número um: limite-se a um personagem principal. ...
  2. Dica número dois: use os três atos. ...
  3. Dica número três: escreva toda a história em uma tacada só. ...
  4. Dica número quatro: mantenha um caderno de ideias. ...
  5. A quinta e última dica: valide sua ideia!

Exemplo: suponha que a criança escolha um urso, um carrinho, uma bola. A história pode começar assim: Era uma vez um urso (dê um nome para ele e descreva as suas características), ele queria muito passear de carro, mas não encontrava um carro que o coubesse…. Não se esqueçam!

A dinâmica da história coletiva tem como objetivo estimular a criatividade, além de unir o grupo através de uma produção em conjunto. O professor atua como um facilitador, pode dar o tema ou mesmo iniciar a história. A partir daí, cada aluno acrescenta uma parte ao enredo de acordo com o que foi dito anteriormente.

Uma atividade para o primeiro dia de aula onde o professor é o centro da brincadeira. Pode ser interessante para turmas mais inibidas ou mesmo para aquelas que já conhecem o professor. Preparação da dinâmica: escreva em pedaços de papel informações verdadeiras e falsas a seu respeito.

2 resposta(s) Atividade de Linguagem, pressupõe o interlocutor e o público.