Como montar um kit de higiene para bebê?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Como montar um kit higiene para o bebê

  1. bandeja para ser o suporte dos demais itens.
  2. potes para algodão, hastes flexíveis para limpeza.
  3. molhadeira ou potinho para colocar água.
  4. dispenser para álcool gel.

Potes e caixas em geral
Além de uma garrafa térmica e uma tigela, um kit higiene para bebê também contém diversos potes e caixas, alguns com tampas e outros não, para colocar o algodão, gazes, pomada para assaduras, cotonetes, as fraldas e até os possíveis lenços umedecidos.

Você pode utilizar um pano multiuso perfex umedecido com água, álcool ou detergente neutro para limpar os móveis do bebê, nada mais que isso. Produtos químicos podem ser prejudiciais aos bebês, causando alergias, irritações e, em casos mais graves, de ingestão, por exemplo, pode haver uma intoxicação.

Gente, ter uma garrafa térmica no kit do bebê ajuda muito porque ela mantém a água quentinha por mais tempo pra facilitar na higiene do seu filho. Assim, a água fica na temperatura certa pra ele não sentir frio na hora de trocar a fralda!

Se existe um item que vai te acompanhar muito depois que seu filho nascer é o kit higiene do bebê. Ele precisa estar sempre ao alcance das mãos, mais precisamente perto do trocador. Assim, você terá um ambiente funcional e otimizado e conseguirá realizar tudo com mais segurança e tranquilidade!

O porta-fraldas é a perfeita alternativa para acomodar as fraldas no quarto do bebê. Ele ajuda basicamente na praticidade na hora da troca, já que é um momento onde tudo tem que estar super à mão! Existem algumas maneiras de colocar este acessório no quartinho do bebê!

Todo mundo conhece aquela velha tradição, ou ao menos já ouviu falar, que a primeira roupa do bebê no hospital deve ser amarela. Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha.

4 trocas de roupa para o bebê com:
1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho) 2 mantas se for verão ou, se for no inverno, 1 manta e 1 cobertor. Luvinhas e touca se estiver frio.

Coloque ainda na mala do bebê: 01 manta de algodão. 01 cobertor (caso sejam dias frios) 02 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda)

Fraldas, mamadeira, body, mantas, travesseiro, kit higiene, termômetro, aspirador nasal, meias, luvinhas, saída de maternidade, paninhos, cueiro, sling. Calma que tem mais: bebê conforto, cômoda, trocador, banheira, poltrona-amamentação.

chinelo ou pantufa para o quarto (opte por modelos que sejam fáceis de calçar e não sejam escorregadios) 1 muda de roupa para a saída da maternidade. 1 cinta pós-parto. produtos de higiene pessoal, como escova de dentes, creme e fio dental, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, hidratante e escova de cabelo.

Nas prateleiras e gavetas (inclusive com peças de cama, mesa e banho), coloque potinhos contendo um pouco de bicarbonato e algumas gotas do óleo essencial da sua preferência. Lavanda, flor de laranjeira, cedro e capim-limão são boas opções de essências para aromatizar suas peças e o próprio guarda-roupa.

Na parte de cima da cômoda, o item mais importante e que ocupará mais espaço será o trocador. No seu entorno, podem ser colocados outros itens muito usados também no momento de trocar a fralda da criança, como algodão, algumas unidades de fralda, hastes flexíveis, lenço umedecido, garrafa térmica com água etc.

Pode ser usado logo nos primeiros dias durante a troca de fraldas. Para isso, combine com água morna para limpar o bebê e esprema bem para retirar o excesso. A melhor opção é encontrar os que possuem formato quadrado ou em disco, pois facilitam bastante na hora da higiene.

Apesar de novas, as peças do kit berço devem ser devidamente lavadas e passadas a ferro antes de serem utilizadas. Idealmente, o berço deve receber o kit até a 34ª semana de gestação, já que lavar o kit muito antes desse período pode deixá-lo empoeirado e criar ácaros.