Como montar um CBO?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para cadastrar o código CBO no seu profissional e faturar pelo Feegow, é necessário ir em Cadastros > Profissionais.

  1. Feito isso, vá em Especialidades.
  2. Clique para inserir ou editar o cadastro de uma especialidade já existente.

Os cabos de rede são hardwares de rede utilizados para interconectar dispositivos para que ocorra a troca de informação entre os mesmos, por exemplo, para partilhar impressoras, escâneres, conectar computadores a uma rede, conectar televisão a internet ou qualquer outro dispositivo que deseje trocar informação com uma ...

Crimpagem é o nome dado ao processo de fixação dos fios em um conector, geralmente utilizando uma ferramenta chamada crimpador. Esse procedimento é indispensável para a instalação e funcionamento de qualquer rede de computadores, seja ela em uma casa ou em uma grande empresa.

O cabeamento estruturado, também conhecido pela sigla KET, é a disposição padronizada e organizada de conectores e meios de transmissão de informática. Ele conta com 6 normas: ANSI, TIA, EIA, ISO, ABNT e IEE, visando as melhores práticas e maior recursos dos equipamentos.

Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.

O cabeamento RJ45 também é conhecido como Ethernet de par trançado (TPE), par trançado sem blindagem (UTP), e cabeamento 10BASE-T. O tipo de cabeamento que você deve usar depende do seu adaptador.

Sequência de cores RJ45

  • Verde Claro;
  • Verde Escuro;
  • Laranja Claro;
  • Azul Escuro;
  • Azul Claro;
  • Laranja Escuro;
  • Marrom Claro;
  • Marrom Escuro.

Quando devo usar o Crossover ou o Cabo Direto? A diferença está que diferente do cabo crossover, o direto realiza a comunicação de equipamentos de camadas de redes diferentes. Já o cross, como dito acima, serve para a comunicação entre a mesma camada.

Um cabo rollover é conhecido também como cabo "Yost", e seu propósito é de conectar um computador a um switch ou roteador para funcionar como um console para esse dispositivo. A pinagem de qualquer cabo descreve quais fios coloridos se conectam a cada pino numerado do conector.

Em nada difere o padrão 568A do 568B e relação a performance ou qualquer outro atributo físico do cabeamento. A única diferença é relacionada a posição de seus pares na conectorização.

Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).

O que significa crimpar? A palavra crimpar não é encontrada nos dicionários de português. A sua origem vem do verbo “to crimp” que, em inglês, se refere a moldar uma superfície. Em inglês, o alicate de crimpagem se chama crimping tool, que chegou até aqui como crimpagem.

O técnico de internet é indispensável nos dias de hoje, em que a conectividade é tão importante em nossas vidas. O profissional é responsável por serviços de instalação e manutenção, além de também estar apto a consertar e instalar cabeamento para TV.

Existem dois padrões que são os mais utilizados, são eles o padrão EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B, cada qual com suas características que nada se diferem quanto a seu desempenho ou qualquer outra característica física do cabeamento, a única diferença está na posição dos seus pares na hora de crimpar.

Os serviços de instalação de cabeamento estruturado são permitidos aos engenheiros eletricistas que receberam as atribuições descritas no artigo 9° da Resolução 218, de 29 de junho de 1973, o que não é o caso dos profissionais em questão.

TIA/EIA 568A e 568B são padrões relacionados à telecomunicações definidos pela TIA e pela EIA, mais especificamente, esses padrões fazem referência à ordem dos fios dentro do conector RJ-45 quando colocamos esse conector em um cabo par trançado que será usado em uma redes de computadores.

São eles:

  1. 1 e 2 – Entrada do prédio e sala de entrada de telecomunicações (SET) ...
  2. 3 – Sala de equipamentos (SEQ) ...
  3. 4 – Backbone (Rede Primária) ...
  4. 5 – Armário de telecomunicações (AT) ...
  5. 6 – Cabeamento horizontal (Rede Secundária) ...
  6. 7 – Área de trabalho.

CAT5 / CAT5e / CAT6
A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz.

Cat5e

Cat5e. O Cat5e é o mais usado atualmente em vez do modelo anterior. Apesar de muito semelhantes, essa versão é composta por trançamentos mais justos dos quatro pares. Sendo assim, o número de torções por polegada é maior, o que proporciona um cabo um pouco menos suscetível a interferências.

Continuar lendo Como fazer meu CBO?