Como montar um altar no quarto?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Dicas de como montar um altar no quarto

  1. Selecione os objetos sagrados. ...
  2. A escolha do suporte. ...
  3. Combine com o restante da decoração. ...
  4. Pense no conforto. ...
  5. 1 – Altar com buda, livros e flores.
  6. 2 – O altar budista pode ser clean e minimalista.
  7. 3 – Um nicho ajuda na exposição dos objetos.

Para improvisar um oratório é simples: basta usar uma mesa de apoio ou uma prateleira parafusada na parede, segundo o arquiteto Anthony Canuto. No local, coloque imagens de anjos e santos, de acordo com sua devoção ou crença, além de livros para estudo, prece ou meditação.

Não tenha artigos religiosos no ambiente
Não é recomendado ter no ambiente esse tipo de objeto, pois, vale ressaltar, tudo que temos nesse cômodo deve ser sobre o casal. Procure ter um espaço de espiritualidade em sua casa.

Você pode ter no quarto imagens de santos, santas, anjos, arcanjos, gnomos, duendes, buda, crucifico, orixás, ou seja, pode colocar as imagens que representam sua religião ou crença sem nenhum problema.

Flores, velas, incensos, quadros, fotos, terços, objetos decorativos relacionados, entre outros elementos também combinam com esse espaço. Religiões como budismo ou hinduísmo geralmente possuem imagens e quadros coloridos, o que contribui para a decoração”, exemplifica.

Confira só como organizar o seu Altar:

  1. Defina o propósito do seu Altar: Ter uma intenção clara faz com que a mentalização necessária para alcançá-lo tenha mais força. ...
  2. Escolha um lugar: ...
  3. Represente elementos naturais: ar, terra, fogo e água. ...
  4. Coloque as suas divindades. ...
  5. Inclua seus livros favoritos.

Velas e incensos
São ótimos para energizar o local e deixará o altar mais atrativo. Vai ser um canto perfeito para acender a vela para agradecer o anjo ou o seu guia astral.

Maria Silvia nos ensina, que para montar um altar, precisamos dos seguintes objetos:

  1. um cálice de cristal para colocar água;
  2. um castiçal para acender uma vela;
  3. um incensário para queimar os incensos dos aromas que desejar;
  4. um pires para você colocar o sal que representa o elemento terra;
  5. um vasinho com uma planta nova.

Para o cantinho da leitura no quarto é válido utilizar prateleiras e nichos para organizar os livros e também não se esqueça de colocar um puff bem confortável, almofadas e tapete para deixar o espaço com uma cara mais descontraída e transformar o cantinho da leitura no quarto em um espaço de puro relaxamento.

Em áreas grandes, como em um sítio, costuma-se construir uma pequena capela ou um uma gruta para abrigar as imagens de santos, fazendo daquele lugar um canto de oração e reflexão. Há pessoas que ficam satisfeitas em colocar a imagem em uma mesa pequeno no quarto ou na sala.

Organize no seu altar os 4 elementos da natureza: velas coloridas representando o fogo; flores, plantas em vasos e sal grosso, representando a terra; incensos perfumados e sinos de vento, representando o ar; jarra com água representando elemento água.

Evite material de estudo, trabalho, aparelhos eletrônicos e de ginástica no seu quarto. Se não for possível, tente escondê-los com um biombo. Lembre-se de que seu quarto deve ser organizado e com móveis bonitos e confortáveis.

Objetos embaixo da cama
Sem dúvida, é uma das principais coisas que você deve evitar em seu quarto. Guardar objetos embaixo da cama impedirá uma boa limpeza, além de promover o acúmulo de poeira. Isso, a longo prazo, pode levar a uma maior sensação de sujeira.

No Feng Shui quarto solteiro ou casal, evite instalar móveis e prateleiras, principalmente acima da cabeceira da cama, pois esses itens sufocam e bloqueiam a circulação energética, dificultando o descanso mental e intensificando os problemas de insônia.

Eles ficam ótimos na entrada, portas e acima da cama, como símbolo de proteção. Pra espalhar ainda mais o amor e fé que esse símbolo tem, vale apostar na decoração religiosa em corredores, perto dos quartos.

Existe um costume muito antigo na Igreja Católica de cobrir as imagens dos santos no quinto domingo da quaresma, dia este que também é conhecido como primeiro Domingo da Paixão, sendo este o Domingo de Ramos, em que se dá o início da Paixão de Cristo, quando os ícones e imagens sacras devem ficar cobertos até a noite ...

Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.