Como montar rotina de ordenha?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A ordenha do leite materno deve ser feita de 3 a 5 minutos em cada mama alternadamente até que se completem 20 a 30 minutos em cada mama. O mesmo frasco pode ser usado para aparar o leite da mama, mas em casos de mulheres com bastante leite podem usar dois frascos, um para cada mama.

1Existem referências sobre quantos ml de leite dar para o bebê, mas cada bebê tem uma necessidade e o que é ideal para um, pode não ser para outro. 2Um bebê recém-nascido mama em média de 30 a 60 ml de leite a cada mamada. 3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada.

Lembre-se de que cada recém-nascido se alimenta em intervalos únicos. O objetivo ao combinar amamentação com ordenha é de ordenhar por 10 a 15 minutos após você amamentar seu bebê, em uma média de 3 vezes por dia.

As investigações mostram que iniciar a extração durante as primeiras horas (quando um recém-nascido saudável começaria a mamar) ajuda as mães a produzirem um maior volume de leite nos primeiros dias e semanas,1,2 dando aos seus bebés uma melhor hipótese de se alimentarem exclusivamente com leite materno.

E não esqueça de algo que precisa ser respeitado: o intervalo entre as ordenhas, que deve acontecer a cada 12 horas.

Além de tentar posições diferentes,uma dica é estimular e ordenhar um pouco antes de oferecer o seio.

Você pode armazenar o leite materno em um vidro limpo ou garrafas de plástico – pode ser útil armazenar o leite materno em pequenas quantidades. Você deve também escrever a data em que o leite foi bombeado no recipiente. Dessa forma, poderá usar o mais antigo primeiro.

É preciso desinfetar as peças do extrator pelo menos uma vez por dia, depois de lavá-las.

"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.

Pode juntar leite de várias sessões de recolha (no máximo até 48h), tendo em atenção: · Aproximar as temperaturas do leite antes de juntá-lo no frigorífico; · Rotular com o dia/mês/ano e hora, da 1ª recolha; · Logo que tiver a quantidade pretendida congele.

5 práticas fundamentais de higiene no manejo de ordenha

  • Reduzir a contaminação microbiana do leite.
  • Aumentar a produção.
  • Diminuir o tempo de ordenha.
  • Diminuir a transmissão de microorganismos patogênicos.

Quando a mãe opta por não amamentar à noite, pode acontecer da produção de leite cair gradualmente, causando muitas vezes frustração para mãe e prejuízo para o bebê. O leite das mamadas noturnas é muito rico em melatonina, o hormônio do sono.

Tente descansar e relaxar ao longo do dia. A amamentação pode parecer algo simples, mas o fato é que ela exige bastante do corpo da mulher, que gasta muita energia nessa tarefa. Portanto, descansar sempre que possível é fundamental para aumentar a produção de leite materno, pois garante a reposição das energias gastas.

A ordenha das vacas deve ser realizada da seguinte maneira: ordenha-se primeiro as vacas de primeira lactação; em seguida as vacas mais velhas que nunca tiveram mamite e, por último, as vacas que já tiveram mamite, mas foram curadas. As vacas suspeitas devem ser ordenhadas manualmente e sempre por último.

A utilização de duas ordenhas diárias durante toda a lactação resultou em aumento de 24,54% na produção total de leite no final da lactação e em torno de 699,9 kg de leite a mais em relação à utilização de apenas uma ordenha diária.

E reforçando, o tempo de ordenha depois do parto é entre 21 (período crítico) e 30 dias (dentro dos 90 dias vitais).

6. O mais indicado é ordenhar a vaca duas vezes ao dia, desde o primeiro dia pós-parto. Três ordenhas são recomendadas para rebanhos com média de produção acima de 25 litros de leite por dia.

A produção de leite materno depende bastante do nível de hidratação da mãe e, por isso, beber 3 a 4 litros de água por dia é essencial para manter uma boa produção de leite. Além da água, também se pode ingerir sucos, chás ou sopas, por exemplo.

O leite não deve ser fervido e nem aquecido em micro-ondas, pois esse tipo de aquecimento pode destruir os fatores de proteção. Uma boa dica para verificar a temperatura correta é pingar algumas gotas na parte interna do pulso. O leite deve estar em torno de 40º, levemente acima da temperatura corporal humana.