Como monitorar o PSE?
O monitoramento do PSE será realizado a partir dos registros enviados e validados no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). É importante salientar que todas as ações do PSE devem ser planejadas conjuntamente, entre saúde e educação.
Como saber as escolas pactuadas no PSE?
Ao selecionar as escolas que serão pactuadas no PSE, o sistema somará automaticamente o total de escolas e de educandos. Quando a seleção de escolas estiver finalizada, clique em SALVAR para realizar o registro das informações. O sistema emitirá um aviso de que os dados foram salvos com sucesso.
O que deve ser levado em consideração no planejamento das ações do PSE?
O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.
Como o PSE atua?
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, de prevenção e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilida- des que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e de jovens da rede pública de ensino.
Em quais sistemas são registradas as ações do PSE?
O registro das informações sobre as atividades desenvolvidas no PSE é efetuado e atualizado no sistema de informação da Atenção Básica (SISAB) pelos profissionais da saúde ou pelos gestores responsáveis pelo Programa no âmbito do Distrito Federal e dos municípios, através da Ficha de Atividade Coletiva (FAC) como ...
Qual o valor do PSE?
O repasse mínimo é de R$ 5.600 para escolas com até 600 alunos. A cada mil alunos aumenta o repasse. O valor é um incentivo, já que os municípios também entram com recursos para apoiar o Saúde na Escola.
Quem faz o PSE?
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Qual a base do PSE?
A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Quantas ações têm o PSE?
Na tabela a seguir é possível visualizar as 12 ações do PSE e sugestões para o desenvolvimento das mesmas e ainda, a ação de prevenção à Covid-19 que passa a fazer parte das ações do PSE, a partir da declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) na Portaria n° 188, de 03 de fevereiro de 2020 ...
O que é PSE na educação?
Sobre o Programa Saúde nas Escolas (PSE)
O Programa Saúde nas Escolas (PSE), lançado em 2007 através do Decreto 6.286/2007, desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública.
Quais são as ações do PSE 2022?
São ações do PSE: 1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; 2. Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas; 3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Page 3 4.
Quais são as competências dos gestores do PSE?
Pode-se citar competências próprias desses ministérios como: apoio aos gestores estaduais e municipais na articulação, planejamento e implementação das ações do PSE; formular propostas de formação dos profissionais de saúde e da educação básica para implementação das ações do PSE; e definição das prioridades e metas de ...
Como registrar as ações do PSE?
Nº do Inep (ESCOLA/CRECHE): Campo obrigatório no caso das atividades realizadas no âmbito do PSE. Quando a atividade do PSE for realizada fora do ambiente escolar, deverá ser registrado o nº do Inep (da escola de referência dos alunos público-alvo da atividade).
Como ocorre a adesão do município ao PSE?
A adesão ao PSE é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. Ocorre via preenchimento das informações das escolas participantes do Programa no Portal e-Gestor do Ministério da Saúde a cada dois anos.
Qual a importância do enfermeiro no PSE?
A importância do enfermeiro na escola foi confirmada por todos os educadores participantes da pesquisa que em grande maioria justificaram a presença deste profissional na escola como colaborador nas ações voltadas à saúde, desde a resolução de problemas assistenciais às ações de educação, promoção e prevenção.
São diretrizes para a implementação do PSE?
§ 1º São diretrizes para a implementação do PSE: I - descentralização e respeito à autonomia federativa; II - integração e articulação das redes públicas de ensino e de saúde; III - territorialidade; IV - interdisciplinaridade e intersetorialidade; V - integralidade; VI - cuidado ao longo do tempo; VII - controle ...
Quem define quais escolas serão aderidas ao PSE?
Quem define quais escolas que serão aderidas ao PSE? As equipes estaduais e municipais de educação e de saúde definem, conjuntamente, as escolas a serem aderidas ao PSE, observadas as prioridades e a capacidade de atendimento das metas do Programa.