Como moldar a mente?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Para moldar os pensamentos inflexíveis, devemos assumir que aquilo que estamos pensando no momento não vai desaparecer completamente. Temos que abandonar a estratégia de suprimir ou substituir totalmente pensamentos.

Crie uma lista dos seus pensamentos incómodos e/ou negativos. Um exame das suas distorções cognitivas irá permitir-lhe ver as suas distorções mais utilizadas. Além disso, este processo vai permitir-lhe pensar sobre o seu problema ou situação de forma mais natural e realista.

Uma técnica simples e prática é aliar afirmações, visualizações e sentimento. Primeiro você cria afirmações para o propósito específico. Afirmações são frases que você repete para si mesmo como forma de gravar na mente algo que gostaria.

A regra dos 5 segundos nada mais é do que uma ferramenta de hiper-intenção! Ou seja, ela te impede de criar pensamentos negativos que possam abalar a sua autoconfiança uma vez que só te dá cinco segundos para focar naquela oportunidade e tomar uma atitude prática.

Pratique exercícios físicos
O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Isso resulta em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis. Ou seja, com melhor desempenho.

Dicas para acalmar uma mente inquieta

  1. Aprenda a rotular suas emoções. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Melhore seu vocabulário emocional. Para rotular de forma eficaz as emoções, é necessário ter um vocabulário emocional funcional. ...
  3. Distraia-se. ...
  4. Faça uma reavaliação cognitiva. ...
  5. Aprenda a aceitar os acontecimentos.

Existem duas maneiras de controlar seus pensamentos: você pode interrompê-los e substituí-los ou pode eliminá-los completamente. E esta segunda opção é o que conhecemos como paz de espírito! A técnica para interromper e substituir é um meio subconsciente para programar e aprender como controlar a mente.

Como desbloquear o potencial pleno da minha mente?

  1. Realize atividade física de forma regular. ...
  2. Inclua na sua dieta alimentos naturais. ...
  3. Experimente o jejum intermitente. ...
  4. Preste atenção na qualidade do seu sono. ...
  5. Medite.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.

Confira 7 dicas de como cuidar da saúde mental!

  1. Adote uma alimentação saudável. ...
  2. Faça uma terapia com profissional. ...
  3. Invista na qualidade do seu sono. ...
  4. Pratique exercícios físicos. ...
  5. Saiba escolher com quem se relaciona. ...
  6. Pratique o amor-próprio. ...
  7. Tenha um tempo para meditar.

Visualização. A técnica de reprogramar a mente com a visualização consiste em imaginar situações positivas e fortalecedoras. Assim, essa é uma excelente forma de reprogramação mental, já que a nossa mente subconsciente responde muito bem às imagens.

Se o padrões mentais são as maneiras de pensar, sentir e agir que se repetem ao longo da vida, precisamos identificar a origem desses padrões. Comece a observar as suas emoções básicas e como elas se manifestam no dia a dia, sejam elas positivas ou negativas.

Meditar e fazer exercícios de respiração
É difícil não se engajar em preocupações, medos, planos e tudo mais; mas é possível. Então, técnicas de atenção plena, meditação e respiração profunda podem fazer toda a diferença! São momentos que tiramos para focar em nós mesmos, no nosso corpo, no presente e na nossa mente.

5 métodos para controlar a dor com a mente

  1. Alternativa mais saudável. ...
  2. 1 - Atenção plena. ...
  3. 2 - A respiração profunda. ...
  4. 3 - Meditação e visualização. ...
  5. 4 - Concentração e positividade. ...
  6. 5 - Gerar a resposta de relaxamento.

Ler a mente de uma pessoa é nada mais do que observar certos sinais para inferir o que ela está pensando. Isto é diferente da telepatia — aquela habilidade sobrenatural com a qual é possível saber exatamente o que passa pela cabeça de alguém —, tendo mais a ver com o que alguns psicólogos chamam de "precisão empática".

Faça desafios diferentes. Procurar sair da rotina para cumprir tarefas distintas também pode ajudar a exercitar o cérebro e a memória. Resolver problemas matemáticos, por exemplo, ajuda tanto quem tem facilidade com a matéria quanto quem não gosta de cálculo.

O cérebro é um órgão do corpo, é físico, e o seu principal trabalho é, aliás, mexer o corpo, conforme o que pensamos e sentimos; conforme o que inconsciente ou conscientemente se vai passando.

No cérebro, tudo pode mudar.
De acordo com a forma como ocorrem esses processos, alguns estudiosos do tema propuseram a existência de três tipos de mentes: a rígida, a líquida e a flexível. Cada uma delas tem suas próprias características e obedece a lógicas diferentes.

Escreva

  1. Ser consistente. Dedique pelo menos 15 minutos para escrever a cada dia. ...
  2. Vá com o fluxo. Escreva sobre qualquer coisa que vier à mente. ...
  3. Tenha-o perto de você. Mantenha seu diário ao seu lado para estar atento a quaisquer pensamentos difíceis ou recorrentes que surjam durante o dia.
  4. Tire um tempo para refletir.

Purificando-se com orações ou meditação. Medite por 30 minutos para se livrar das preocupações. A meditação ajuda a centrar a mente e dissipar o estresse, auxiliando, colateralmente, na limpeza do espírito. Para meditar, basta sentar-se numa posição confortável, fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração.

Continuar lendo Como moldar a voz?