Como Moisés descobriu que era um hebreu?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Moisés já era adulto. Um dia ele saiu para visitar o lugar onde se encontravam seus irmãos hebreus e descobriu como era árduo e exaustivo o trabalho que eram obrigados a fazer. Observou que um egípcio espancava um hebreu indefeso.

Moisés era filho de Amram e Jocabed, da tribo de Levi, uma das 12 tribos que diziam ser descendentes de Abraão.

Hebraico Clássico
O Hebraico bíblico tornou-se eventualmente hebraico Mishnaico que foi usado até o segundo século EC.

Salmos 115:5-7 NTLH
Eles têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram. Têm mãos, mas não podem pegar; têm pés, mas não andam; e da garganta deles não sai nenhum som.

Êxodo 19: No Monte Sinai.

Séfora

1 O nome dela é Séfora. Trata-se de uma madianita que se tornou esposa de Moisés.

Significado: Do hebraico Mosheh, que vem do elemento egípcio mesu (filho, servo). Outra versão sugere que venha do hebraico mashah, ou seja, “salvo das águas”. Segundo a passagem bíblica, o profeta Moisés foi abandonado no rio Nilo, ainda bebê, mas salvo pela filha do faraó.

A passagem pelo deserto demoraria apenas 40 dias, mas foram necessários 40 anos para que Deus moldasse aquele povo, acostumado às religiosidades e tradições egípcias. Deus teve paciência em ensinar, mas o povo, com pressa em equivocar-se e reclamar.

A Missão de Moisés
Quando um dia Moisés estava pastoreando o rebanho de seu sogro, no pé do monte Sinai, o anjo de Deus apareceu a Moisés, numa chama de fogo. Das chamas ouviu uma voz que se identificou como Deus, e que anunciou tê-lo escolhido para libertar seu povo do cativeiro egípcio e conduzi-lo à Terra Prometida.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

15 Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.

Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

A boca tem um amplo significado na Bíblia. Com a boca - lábios e língua - podemos proferir palavras de bênção ou maldição. Com a boca podemos beijar ou cuspir, perdoar ou acusar.

Depois que o Senhor chamou Moisés para ser Seu instrumento na libertação dos filhos de Israel da escravidão, a resposta de Moisés indicou sua necessidade de uma perspectiva divina. Ele queria fazer a vontade do Senhor, mas ainda não entendia totalmente o Senhor e Suas capacidades.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Eles precisavam saber que ele estava presente com eles. E é precisamente isso que Deus anunciou a Moisés e memorizou em seu nome Yahweh, conforme definido pelo verbo ehyeh .