Como ministrar uma aula de alfabetização?

Perguntado por: rferreira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

5 dicas para montar atividades de alfabetização

  1. Faça com que os alunos fiquem familiarizados com as letras.
  2. Utilize vídeos e imagens complementares.
  3. Adapte as atividades para diferentes alunos.
  4. Ensino além da sala de aula.
  5. Instigue as produções textuais.
  6. Veja um exemplo de uma aula completa.

Alfabetização é o processo pelo qual um indivíduo aprende a ler e a escrever, usando estas habilidades para se comunicar, interpretar, compreender e produzir conhecimento.

conhecer o alfabeto;

  • compreender a natureza alfabética do nosso sistema da escrita;
  • dominar as relações entre Pirapemas e fonemas;
  • saber decodificar palavras e textos escritos;
  • saber reconhecer globalmente as palavras;
  • fluência e rapidez na leitura.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

A formação dos professores alfabetizadores precisa contemplar conhecimento sobre os processos pelos quais os alunos aprendem a ler e a escrever, as formas de intervenção, conteúdos e metodologias que podem ajudar o professor alfabetizador em seu trabalho diário com diferentes alunos.

- Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças; - Entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização, analisando e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC; - Compreender a importância da literatura nos ...

Dicas de alfabetização

  1. Clube da leitura e contação de histórias.
  2. Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas.
  3. Trava-línguas.
  4. Jogos de ritmo e rima.
  5. Explore os sons das palavras.
  6. Aprendendo com música.
  7. Embaralhando as palavras.

A atividade pode ser a escrita do cartaz para o trabalho na semana, um trava-língua, uma adivinha, uma cantiga, uma lista de palavras, a própria rotina do dia, entre outras tantas possibilidades.

Nesse dia, você deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho. É natural que todos queiram se conhecer e saber o que vão estudar.

A dinâmica de acolhida é uma estratégia muito interessante para promover um engajamento entre as turmas. Especialmente quando o ano letivo começa, essas atividades auxiliam na troca entre os alunos e estimulam a sensação de pertencimento.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Como as crianças aprendem a ler
Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Como ensinar o alfabeto?

  1. Ensine letra por letra. Durante o processo de alfabetização, é fundamental que as crianças tenham contato com todas as letras. ...
  2. Explore os sons das letras. ...
  3. Faça associações. ...
  4. Siga a sequência do alfabeto. ...
  5. Use livros infantis. ...
  6. Coloque músicas.

Uma variação é escrever na parede uma palavra e esconder as pedras com essas letras pela casa, deixando as crianças responsáveis por encontrá-las. Mas também é possível permitir que elas expressem sua criatividade e, com o alfabeto móvel em mãos, proponham os jogos e diferentes formas de usá-lo.

A alfabetização é entendida como a apropriação do funcionamento do sistema de escrita alfabética em um processo simultâneo às práticas sociais de leitura e escrita – Por um lado, a criança deve se apropriar do funcionamento do sistema de escrita alfabética.

CINCO EIXOS: No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados: 1-Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento); 2-Apropriação do sistema de escrita (alfabetização); 3-Leitura e interpretação de textos; 4-Produção de textos escritos; 5-Desenvolvimento da fluência em oralidade.

O que deve ter na minha sala de aula? * É a referência da criança para a escrita e a leitura; * Em letra bastão (inicialmente) com imagens que fazem relação entre o grafema e o fonema; * Alfabeto de bolso (ou concreto) – com objetos que podem ser manipulados.