Como meu corpo fala?

Perguntado por: iamorim2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Para além do que as palavras dizem, há muita mensagem para ser decodificada através da postura corporal. Desde o movimento dos lábios, das sobrancelhas ou dos olhos, a como posicionamos as mãos e os pés. Em um diálogo, o corpo corresponde de 60% a 65% do que verdadeiramente estamos querendo comunicar.

Isso porque a linguagem corporal diz muito sobre nós e sobre como as demais pessoas nos enxergam. Se você assume uma postura mais autoconfiante, com gestos, expressões e comportamentos mais positivos, por exemplo, é assim que será visto por quem está ao seu redor.

Os seres humanos em várias ocasiões transmitem sem perceber uma mensagem verbal diferente da mensagem corporal, o que na maioria das vezes dificulta a compreensão da sua mensagem. O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.

A mente segue o sentimento e mesmo quando calamos emoções o corpo fala. O sistema energético humano mantém uma ligação profunda com o sistema emocional, que por sua vez mantém uma ligação com o sistema mental, que por sua vez sustenta todo o sistema de crenças, isto é, as coisas em que uma pessoa acredita.

De acordo com especialista em linguagem corporal Ronaldo Antonio Cavalli, quando você está conversando com uma pessoa e ela olha para baixo, ela está falando consigo mesma. "Se perceber isso, pare de falar e espere a pessoa voltar, porque ela não está prestando atenção ao que você está dizendo", afirma.

Como identificar um mentiroso

  1. Olhe com atenção para o rosto. Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo. ...
  2. Observe todos os movimentos corporais. ...
  3. Fique atento nas mãos. ...
  4. Ouça tudo com muita atenção. ...
  5. Preste atenção nos olhos.

Gesto de mãos na direção das costas: fúria, raiva, frustração e apreensão. Gesto de cruzar as pernas, balançando levemente o pé: Tédio. Gesto de braços cruzados à altura do peito: Atitude na defesa. Gesto de andar com as mãos nos bolsos ou com os ombros curvados: desânimo.

Você já ouviu a frase: “Quando a boca cala, o corpo fala”? Pois é, o corpo e a mente estão totalmente conectados! E o estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas maneiras no físico, especialmente por meio de problemas de saúde, o que damos o nome de “doenças psicossomáticas”.

O estudo de Mehrabian, conhecido como a regra dos 7%-38%-55%, indica que as palavras são percebidas em 7% do total comunicado; o tom de voz comunica 38% e a linguagem corporal é responsável por 55% de tudo que comunicamos.

Os tipos de expressão corporal são: (1) os movimentos do corpo que podemos dar um significado; (2) as expressões faciais; (3) os gestos; (3) o toque; (4) contato visual [a forma de olhar].

A linguagem corporal nada mais é do que o conjunto de todas as expressões do corpo. É basicamente a forma como o nosso corpo fala, através de gestos, expressões faciais, postura, entre outros sinais emitidos fisicamente no processo de comunicação humana.

"Quando a alma entristece, o corpo adoece. E quando a boca cala, o corpo fala. O nariz escorre quando não se permite chorar. A garganta fecha quando não consegue falar das aflições.

Por isso, quando algo não vai bem com a saúde mental, os outros órgãos são diretamente afetados através da psicossomatização. Isso acontece porque o nosso corpo reage aos estímulos da nossa mente quando vivemos sentimentos em intensidade, emoções e traumas.

Psicossomatizar é um termo muito comum usado nos consultórios de psicologia para definir sintomas físicos que surgem nos pacientes, causados por situações emocionais que o paciente vive/ convive.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  1. Inclinação e proximidade. Quando alguém gosta de você, inclina-se na sua direção, inconscientemente. ...
  2. Lembrar-se dos detalhes. ...
  3. Esforço para manter uma conversa. ...
  4. O “Sorriso de Duchenne” ...
  5. Ficar nervoso perto de você ...
  6. Ter curiosidade sobre você ...
  7. Sempre há tempo para se encontrar.

Ignorar sensações de desconforto e dores pode acarretar em sérios problemas, isso por que a dor é uma das formas que o corpo encontra para sinalizar que algo está errado com a sua saúde. Se você costuma sentir dores pelo corpo, é preciso ligar o sinal de alerta, pois, é o seu organismo avisando que há algo de errado.

Pelo olhar
Um olhar pode revelar muita coisa – até mesmo se alguém sente algo por você. Observe se a pessoa alvo do seu interesse a observa com frequência. Durante uma conversa, olhar nos olhos e inclinar o corpo na sua direção é um sinal de que a pessoa está interessada no que está sendo dito.

Pesquisas têm observado que o contato visual mútuo intenso é sinal de interesse recíproco. Esse olhar sustentado entre duas pessoas que já se conhecem denota admiração e amor.

O contato visual constante e o famoso “olhos nos olhos” sempre foram considerados sinais clássicos de uma pessoa que demonstra interesse afetivo.