Como Menelau morreu?

Perguntado por: operes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Após a captura de Troia, Menelau se vingou de Dêifobo, que havia tomado Helena por esposa após a morte de Alexandre; Dêifobo foi torturado até a morte, cortado em pedaços, e teve orelhas, braços, nariz e o resto do corpo cortados.

A cidade foi destruída. Páris, Heitor e os principais campeões morreram em combate, assim como o melhor de todos, Aquiles, que recebeu uma flechada no calcanhar. Menelau levou Helena de volta para Esparta. A Odisseia da volta de Ulisses para casa rendeu o que talvez seja a primeira sequência em uma obra de ficção.

Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles". Precisamente por isso, Paris pôde, anos depois, matar Aquiles com uma flecha envenenada.

que chegou propriamente até nós, sua penúltima criação trágica, e uma obra anterior, Filoctetes em Troia, que provavelmente trata da cura da ferida do protagonista e de seu triunfo sobre Páris, a quem segundo a lenda, matou com uma de suas flechas certeiras.

Afrodite na mitologia grega
Lembrando que ela era considerada a deusa mais bela entre todas e que esse atributo foi reforçado por um concurso que Eris, deusa da discórdia, iniciou com o intuito de lançar a discórdia entre os deuses. Esse concurso foi resolvido quando Páris escolheu Afrodite como a mais bela deusa.

História de Orestes
Enquanto Agamemnon voltava da Guerra de Troia, acabou assassinado pela esposa Clitemnestra e seu amante, Egisto.

Estima-se que a Guerra de Troia durou cerca de 10 anos, tendo acontecido entre os anos de 1300 e 1200 a.C.

O principal líder dos aqueus (como eram conhecidos os gregos à época) era Agamenon, irmão de Menelau. Mas o principal guerreiro aqueu era Aquiles, filho da ninfa Tétis e de Peleu, conhecido pela sua força, um guerreiro quase imbatível.

Segundo a mitologia grega, a Guerra de Troia teve como causa o rapto da princesa Helena pelo príncipe de Troia, Páris, que teria se apaixonado por ela. O rapto teria deixado Menelau enfurecido e desencadeado a guerra.

Paris morreu em combate e Helena casou-se então com Deífobo, que era cunhado de Menelau. Quando Tróia caiu, Helena entregou-se de volta a Menelau, traindo o seu último esposo.

Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.

Semideus grego, filho de Peleu e Tétis
Foi então que apaixonou-se por uma ninfa chamada Tétis. Os dois viveram um grande romance e desse amor nasceu o herói. Existem duas versões que contam como Tétis tentou transformar Aquiles em imortal.

A resposta correta é que Aquiles tinha tanto odio de Heitor porque este havia matado seu irmão mais velho, Patroclo, durante a Guerra de Troia.

A loucura e a morte trágica de Ajax
Ficou atormentado por um acesso de loucura, provocado pela deusa Atena, pois esta estava insatisfeita com o fato de Ajax não pedir a ajuda dos deuses durante as batalhas. Atormentado, Ajax confundiu um rebanho de ovelhas com soldados inimigos, matado todas elas.

Algumas histórias afirmam que ela ficou em Esparta até morrer. Outras contam que ela foi expulsa de Esparta após a morte de Menelau, indo viver na Ilha de Rodes. Na ilha, Polixo, esposa de um dos líderes gregos mortos na guerra, mandou enforcar Helena para se vingar pela morte do marido.

Cada deusa ofereceu à Paris um agrado: Hera lhe prometeu que seria um poderoso governante; Atena, que ele alcançaria grande fama militar; e Afrodite, que ele teria a mulher humana mais linda do mundo. Páris declarou Afrodite como a mais bela e escolheu, como prêmio, Helena, a esposa do rei grego Menelau.

Fraquezas. Perda de Energia: Afrodite perderá gradualmente seus poderes sem adoradores.

A separação de Afrodite e Hefesto
O casamento de Afrodite com Hefesto chegou ao fim após ele saber do relacionamento extraconjugal que ela mantinha com o deus Ares. Com base nos gregos, Afrodite estava infeliz com o matrimônio arranjado e, por isso, buscou a companhia do amante.