Como memorizar as notas musicais na clave de sol?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 14 votos

Um artifício muito usado é separá-las em notas posicionadas nos espaços e notas posicionadas nas linhas. Repare que a nota que finaliza uma sequência tem o mesmo nome da que inicia a outra.

A clave mais usada para violão, piano e voz é a clave de Sol. Obs: Você já deve ter percebido que a primeira coisa que você tem que saber para ler uma partitura é a sequência de notas (dó, ré, mi, fá…), de cor e salteado, de trás para frente e de frente para trás!

Resumo: Como ler partituras rapidamente

  1. Estude uma coisa por vez, não precisa ficar ansioso.
  2. Comece com músicas simples, de preferência aquelas que você aprende em menos de 1 hora.
  3. Inicie os exercícios lentamente e vá acelerando.
  4. Trabalhe com músicas que você já conhece e gosta.
  5. Pratique leitura à primeira vista.

As claves mais utilizadas são: a clave de sol na 2ª linha (para sons agudos, como um violino), a clave de dó na 3ª linha (para sons médios, como uma viola) e a clave de fá na 4ª linha (para sons graves, como um contrabaixo).

Se a clave tiver um 8 embaixo, quer dizer que todas as notas devem ser lidas uma oitava abaixo (ou: mais graves). Se o 8 estiver em cima, leia oitava acima (ou: notas mais agudas).

O compasso 4/4 pode ser abreviado por um C.

As claves. A Clave, do latim chave, é a responsável em dar a referência de uma nota específica na pauta. Assim, é possível achar e nomear as demais notas na partitura. Considerando as 7 notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

As várias claves existem para permitir a escrita para instrumentos musicais ou vozes, que possuem tessituras diferentes, ou seja, alguns são muito mais graves ou mais agudos do que os outros.

A clave de sol origina-se da letra "G", usada no sistema antigo de notação para indicar a nota sol. Como a música antiga destacava a voz sobre qualquer outra coisa, necessitavam-se tipos de escrita que adequassem cada voz ao sistema de notação e as músicas existentes.

Estas notas, no Mundo Anglo-Saxônico, são representadas pelas equivalentes seguintes letras: C, D, E, F, G, A, B (C), respectivamente (…)” Pode então explicar por que a ordem é C=dó, D=ré, E=mi…., e não pela ordem real do alfabeto A=dó, B=ré, C=ni….???

É possível sim aprender partitura, e não é difícil! Vamos explicar tudo agora e mostrar o quanto esse conhecimento vai te acrescentar de benefícios.

7 dicas para melhorar sua leitura de partituras

  1. Conheça muito bem os símbolos musicais. ...
  2. Treine sem seu instrumento. ...
  3. Aproveite as pausas da música. ...
  4. Pratique com músicas fáceis. ...
  5. Pratique regularmente. ...
  6. Estude de forma criativa. ...
  7. Jogos e softwares.

Para decorar a posição das notas na clave de Sol
Um artifício muito usado é separá-las em notas posicionadas nos espaços e notas posicionadas nas linhas. Repare que a nota que finaliza uma sequência tem o mesmo nome da que inicia a outra.

Observe a armadura de clave
A armadura de clave é uma das chaves para sabermos a tonalidade de determinada peça. Se você tem a partitura da música, olhe sempre para o seu início, ao lado da clave. Veja se tem bemóis, sustenidos e quantos são; a partir disso, poderemos dizer qual é o tom da música.

A clave de dó, também chamada de mesoclave, define a altura da nota dó e é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois cês invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas.

linha. Também foi usada, antigamente, uma clave de sol na 1. linha; contudo, deixou de ser empregada porque suas notas ficavam exata- mente iguais às notas da clave de fá na 4.

Clave de Dó
Atualmente só é utilizada na terceira linha e quarta linha. Portanto, uma vez escrita a Clave de Dó num pentagrama, deve-se prestar atenção se ela está escrita sobre a terceira ou quarta linha. Como já é possível perceber, a Clave de Dó define qual linha representará a nota Dó 3.

A Clave de Fá é utilizada em instrumentos mais graves, a linha entre os dois pontos mostra onde deve ser lida a nota Fá.

Técnicas para tablatura
Pull-off: executa-se essa técnica ao deslizar o dedo da mão esquerda para baixo, tocando a corda sem o auxílio da mão direita. É representado pela letra "p".

Localização das notas na Clave de Fá
Como essa clave mostra as notas mais graves, no piano ela representa o que você deve tocar com a mão esquerda, enquanto a clave de Sol mostra o que você deve tocar com a mão direita.