Como melhorar rapidamente no ballet?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Basta ter foco e disciplina para aplicá-las e com certeza você vai aprimorar a sua técnica!

  1. Arrume tempo para o ballet. ...
  2. Tire tempo para descansar. ...
  3. Esteja pronto para a sua aula. ...
  4. Faça a barra em diferentes lugares de tempos em tempos. ...
  5. Marque a sequência. ...
  6. Trabalhe nas correções rapidamente.

A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar você nessa jornada.

  1. Foque na infraestrutura. ...
  2. Tenha um objetivo claro em relação ao que deseja oferecer. ...
  3. Contrate professores com formação e experiência na área da dança.

No caso de crianças, o indicado é que a sapatilha de ponta só seja introduzida após o quarto ano de ballet, sendo que o aluno deve ter, no mínimo, 11 anos. Já os adultos, por terem mais consciência corporal e uma maturação óssea, podem entrar nas pontas antes dos quatro anos.

Mas vamos falar sobre o que “deve ou não deve” usar, e as melhores maneiras de usar. Primeiramente, o que não deve ser usado em hipótese nenhuma, nas aulas e nem nos palcos: CALCINHAS, TOPS OU SUTIÃS COLORIDOS ou com detalhes bordados ou rendas: NÃO. Não precisa justificar muito, né?

Se você for iniciante do ballet, não foque em já começar a lançar a perna muito alto.
...
Como realizá-lo?

  1. não jogue o quadril para frente e nem para trás;
  2. controle o tronco para que ele não faça movimentos durante a execução do passo;
  3. mantenha os pés e os joelhos sempre esticados;
  4. contrair o abdômen;
  5. não ter pressa.

Os exercícios de ballet podem ajudar a conseguir um corpo definido e a recuperar o tônus muscular. A dança estimula tanto os músculos superiores, através da postura e trabalhos de braços exigidos, quanto os inferiores, através de saltos, piruetas e exercícios de sustentação.

O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.

O estudo sério do ballet só poderá ser iniciado a partir dos sete anos, sendo a idade ideal nove anos. Antes disso é recomendado apenas as aulas de baby class ou iniciação musical.

Quantas vezes na semana? Muitos locais utilizam a prática de aula duas vezes na semana para crianças de 3 a 6 anos de idade sem qualquer fundamento pedagógico. Alguns fazem até três vezes na semana, mas esta periodicidade é errada para crianças desta faixa etária.

4 conselhos para evoluir na dança clássica ou moderna

  1. MANTER O EQUILÍBRIO.
  2. TRABALHAR A GRACIOSIDADE.
  3. MELHORAR A FLEXIBILIDADE.
  4. ADOTAR A RESPIRAÇÃO CORRETA.

12 horas

Uma bailarina profissional ensaia, normalmente, entre 8 e 12 horas diariamente. Difícil, não é? Mas garanto que o esforço vale a pena ao entrar no palco e ter a certeza de estar realizando os movimentos perfeitos. Também é preciso gastar um tempo moldando as sapatilhas de ponta para recomeçar o ensaio.

Como ambas as práticas utilizam a musculatura, não seria muito ideal realizar no mesmo dia, ou seja, se for possivel, intercale os dias de treino com os dias de aula para que a sua musculatura recupere de forma efetiva.

Meia calça ou malha
A meia calça e a malha são responsáveis por não permitir que a bailarina e o bailarino se machuquem durante a aula e apresentações com pequenos arranhões e machucados que podem ser provocados pelos movimentos no chão e pela sapatilha.

Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.

Ela é um pouco mais grossa que as meias-calças comuns (fio 80 aproximadamente), e possui um furo na parte de baixo do pé (ou seja, é o modelo conversível), que serve para poder tirar o pé e colocar um chinelo ou uma sandália, sem precisar tirar a meia inteira.

Então para ter um solo você precisa, antes de tudo, não deixar que essa vontade passe por cima dos princípios básicos. Trabalhar, estudar, fazer suas aulas, ser um (a) aluno (a) comprometido (a), disciplinado (a), que busca fazer sempre o seu melhor independente do lugar e do posto.

Mesmo não tendo começado desde pequena, sem ter trabalhado seu corpo desde os mais primórdios anos, você pode sim iniciar seus estudos de ballet com 20, 30, 40 e até 50 anos e mais.