Como melhorar o astigmatismo naturalmente?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Desvie o olhar de seu dedo por um momento, olhando para algum ponto distante; Concentre-se novamente no dedo estendido e, lentamente, traga-o de volta para o olho. Olhe para longe e se concentre em algum ponto distante. Repita três vezes.

Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência. Além disso, processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata, também podem ocasionar no desenvolvimento desse erro refrativo. Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.

Infelizmente, o astigmatismo não tem cura, mas estão disponíveis técnicas muito eficazes para o tratamento da disfunção, como lentes de contato e óculos, ou por cirurgia refrativa. Esses tipos de tratamentos buscam corrigir o erro refrativo da córnea ou o seu efeito sobre a transmissão das imagens ao cérebro.

Astigmatismo Grave: Grau entre 2 e 3
O astigmatismo severo pode provocar sintomas graves que afetam a rotina do seu dia a dia. Além disso, um dos principais sintomas do astigmatismo severo é a visão escurecida. Esse problema pode gerar dores de cabeça e afetar a sua saúde.

É possível que o grau de astigmatismo ou miopia venha a regredir? Sim, é possível que haja regressão. Não é comum, mas pode ocorrer.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o astigmatismo não tem cura, a condição pode ser corrigida através de medidas adequadas, como por exemplo, óculos, lentes de contato ou mesmo cirurgia a laser.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

O que causa astigmatismo é a irregularidade no formato da córnea. Esta irregularidade advém por fatores genéticos na maioria dos casos, mas também podem surgir por motivo de doenças ou acidentes. O astigmatismo geralmente está acompanhando de mais algum problema de visão, seja miopia ou hipermetropia.

Acredita-se que as causas do astigmatismo estejam relacionadas a uma alteração no formato do olho, que causa uma distorção na imagem formada no cérebro. A córnea de pessoas com astigmatismo é mais ovalada e é isso que causa problemas de visão.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Quem tem Astigmatismo apresenta mais de um foco de imagem e, na prática, enxerga os objetos com uma sombra ao redor – conhecida como imagem fantasma. Repare que isto é diferente de ver duas imagens, o que chamamos de Diplopia.

Fora o fato de enxergar tudo embaçado, tanto perto, quanto de longe, o astigmatismo pode provocar vista cansada (fadiga ocular) e, ou dores de cabeça constantes (cefaleias). Com esse esforço a mais para conseguir enxergar, os desconfortos podem se agravar ao longo do tempo, trazendo muitos incômodos.

Pessoas que têm astigmatismo também podem ter maior sensibilidade à luz. Isso acontece por conta do erro refrativo na formação da imagem, causando maior sensibilidade à luz quando expostas em ambientes muito claros. Outro fator que pode causar sensibilidade à luz é a enxaqueca.

É possível corrigir como uma pessoa com astigmatismo enxerga? Objetos próximos e distantes parecem estar “distorcidos” e “borrados”: basicamente, essa é a maneira como uma pessoa com astigmatismo enxerga, o que é diferente para quem tem miopia e hipermetropia.