Como melhorar a lateralidade?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Atividades que desenvolvem lateralidade

  1. Brincar de Robô Material: humano. ...
  2. Controlar o jornal no pé Material: bolinha de jornal. ...
  3. Tempestade. Material: giz. ...
  4. Atividade corporal: ZIP, ZAP, ZOP. Material: humano. ...
  5. Cãozinho FLIP. Material: humano. ...
  6. Caminho. Material: pés e mãos de cartolina. ...
  7. Chique – Choque. ...
  8. O cachorro e o osso.

Quando a lateralidade não está bem estabelecida, surgem problemas a nível espacial; a criança não se apercebe da diferença entre o lado dominante e o outro, não aprende a utilizar correctamente os termos direito e esquerdo, apresenta dificuldade em seguir a direção gráfica da leitura e da escrita, entre outros aspectos ...

Ao desenvolver a lateralidade, a criança percebe qual lado é o dominante em seu corpo. Pular de um pé só, pular em círculos, ou qualquer outra atividade que permita a criança viver cada lado do seu corpo é importante para desenvolver a lateralidade.

De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.

A lateralidade considera-se como a propensão do ser humano, em utilizar mais um lado do corpo em relação ao outro nos níveis: manual, ocular e pedal.

Por volta dos 3 anos e meio, a preferência por um dos lados desenvolve-se gradualmente, fixando-se o lado dominante por volta dos 4 / 5 anos de idade. Entre os 6 / 7 anos, a lateralidade está completamente definida.

A lateralidade é influenciada por fatores genéticos, mas também pelo ambiente em que o bebê é inserido, os aspectos culturais da sociedade e pelo tipo de tarefa desempenhado pelo indivíduo no decorrer de seu desenvolvimento motor.

A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados. O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Mas, o lado não dominante também é importante, pois auxilia no movimento global, completando-o. “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p. 29).

Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.

que o corpo tem dois lados, e que existem duas metades do corpo não exatamente iguais. Entende-se por lateralidade, então, o predomínio de um lado do corpo sobre o outro.

Outras atividades para trabalhar a lateralidade cruzada

  1. Programe o robô (infantil)
  2. O jardim misterioso (infantil)
  3. Começa o jogo! (infantil)
  4. Organize a estante (adultos)
  5. Entrelaçados (adultos)
  6. A horta do vizinho (adultos)
  7. Separa os bichos (adultos)

Uma vez obtido um diagnóstico preciso, o tratamento para a lateralidade cruzada é neuropsicológico e consiste, em linhas gerais, em reorganizar o sistema nervoso, neste caso da criança, através de uma série de exercícios de psicomotricidade e de estimulação das áreas não trabalhadas no devido momento de maneira natural ...

Peça para a criança usar a mão direita para tocar o braço esquerdo. E vice-versa. Essa atividade pode ser desenvolvida com diferentes partes do corpo, desenvolvendo assim a lateralidade cruzada. Lembre-se de exemplificar o que a criança precisa fazer e ser o modelo para ela durante a atividade.

A lateralidade é a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo: mão, olho, ouvido, perna; a lateralização cortical é a especialidade de um dos dois hemisférios quanto ao tratamento da informação sensorial ou quanto ao controle de certas funções.

A lateralidade é um dos fundamentos da psicomotricidade o qual se refere a consciência de que o corpo possui uma linha média que o divide nos lados direito e esquerdo. Esse conceito vem sendo aprofundado desde os primeiros estudos sobre dominância cerebral (PACHER; FISCHER).

Quando há habilidades para usar diferentes lados do corpo para diferentes atividades chamamos de lateralidade cruzada, por ex. escrever com a mão esquerda e chutar com o pé direito. A lateralidade cruzada mão-olho tem sido implicada em dificuldades de aprendizagem, especialmente na leitura e escrita.

Campos de experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

Habilidade (s) da Base: (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Ela é cruzada quando há uma discordância na utilização de uma dessas partes, como escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo, por exemplo; é indefinida quando não há essa dominância, escrever tanto com mão direita, quanto com a esquerda, por exemplo.

A lateralidade cerebral verifica-se quando uma determinada função cerebral está preferencialmente num lado do nosso cérebro comparativamente ao outro. Para além disto, a manifestação dos comportamentos dos sujeitos revela igualmente a sua preferência pela utilização de uma parte do corpo.