Como melhorar a Impulsao no basquete?

Perguntado por: imendes5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Existem alguns exercícios de força que são particularmente úteis para os atletas de basquete, como agachamentos, pesos mortos e supino. Esses exercícios ajudarão a aumentar a força em seus quadris, pernas e glúteos, o que por sua vez aumentará seu impulso.

Para amortecer um salto, devemos contrair o abdômen, projetar o quadril para trás, dobrar os joelhos na direção do dedão do pé e cair na ponta dos pés. Tudo isso ao mesmo tempo. Moleza né? Por isso é importante treinar a técnica.

Assim, podemos identificar em qual aspecto do salto nosso atleta é deficiente e corrigir imediatamente. 2. Músculos. O salto vertical utiliza o gastrocnêmio, quadríceps, isquiotibiais e glúteos como principais propulsores.

4 exercícios que vão melhorar o seu salto vertical

  1. 1- Agachamento com peso corporal. Em primeiro lugar, o agachamento de peso corporal é útil para melhorar sua capacidade de saltar mais alto porque ajuda a aumentar a força corporal como um todo. ...
  2. 2- Elevação de panturrilha. ...
  3. 3- Pular corda. ...
  4. 4- Exercícios pliométricos.

Que forças musculares são capazes de impulsionar uma pessoa a essa altura? Uma pessoa normal consegue saltar em média apenas 60 cm na vertical enquanto atletas de basquete profissional saltam de 1m a 1,2m.

Os melhores exercícios de força para aumentar o salto vertical são: levantamento de peso (squats), agachamento (lunges) e degrau (step ups). Estes são os melhores porque são movimentos compostos, que trabalham as articulações do joelho e do quadril ao mesmo tempo.

10 minutos

A duração do salto dura em torno de 10 minutos. Pode variar para mais ou para menos dependendo da soma do peso total (paraquedista + aluno/visitante), velocidade e direção do vento, fatores climáticos, e outros fatores.

Fortalece os músculos
Os músculos que o polichinelo trabalha incluem os da panturrilha, quadríceps, glúteos, flexores do quadril e isquiotibiais. Além disso, há também uso dos músculos das costas, deltóides e abdômen.

O recorde de salto em altura foi fixado em 2,45m por Javier Sotomayor, em 1993. Está 3,71m abaixo do salto com vara.

Em 1987, a búlgara Stefka Kostadinova alcançou a marca de 2 metros e 9 centímetros. Em 1993, na prova masculina, o cubano Javier Sotomayor superou os 2 metros e 45 centímetros. Suficiente para passar pelas traves de um campo de futebol (2,44 m) sem tocá-las.

O "tríceps da perna" tem duas funções muito importantes na corrida: amortecer o impacto e impulsionar o corpo. No amortecimento esse músculo trabalha de força excêntrica, ou seja, freia o movimento. Já na impulsão ele funciona de maneira explosiva, com bastante força, em uma contração chamada de concêntrica.

Limite os treinos pliométricos para duas vezes por semana, com pelo menos dois dias de descanso entre eles.

Para quem corre, por exemplo, acelerar os passos e diminuir a distância é treino de explosão. Já fazer uma maratona é resistência." Apesar de parecer simples, intensificar um ou outro faz toda a diferença, garante o profissional.

Os recordes, no entanto, estão a outro nível.
No futebol americano (NFL), onde em média até se salta mais alto do que na NBA, Odell Beckham Jr possui a melhor elevação, com 98 centímetros acima do solo. Na NBA, os melhores saltos verticais foram de Michael Jordan e Zach Lavine, ambos com 116,8 cm.

O recorde mundial também é antigo e pertence ao americano Mike Powell: 8,95m, em 1991. Para especialistas, são duas marcas que dificilmente serão quebradas.

Essa dinâmica foi pelo paraquedista alemão Olav Zipser em 1991, que impressionou o mundo realizando um salto de cabeça para baixo, e a partir daí, começaram a surgir novas manobras e posições durante o salto. O pré requisito neste curso é que o atleta já tenha realizado mais 20 saltos.

Antes de praticar os chutes, é preciso estar adequadamente aquecido. O mais importante é alongar as pernas. O mínimo que você precisa fazer é o alongamento dos joelhos e da virilha, extensão de quadril no solo, e abertura lateral e frontal. Assim, você ganha mais flexibilidade e se torna capaz de dar chutes mais altos.

Continuar lendo Como treinar impulsão?