Como melhorar a falta de atenção e concentração?

Perguntado por: aximenes6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Como aumentar a concentração? Veja 5 dicas infalíveis!

  1. Durma bem. 16 minutos perdidos parecem pouco para você? ...
  2. Pratique atividade física. A preguiça e a procrastinação são grandes inimigas da concentração. ...
  3. Alimente-se bem. ...
  4. Faça pequenas pausas. ...
  5. Fique longe de distrações.

Como vimos, a dificuldade de concentração pode ter diferentes causas, como depressão, Síndrome de Burnout, estresse, entre outros. Caso perceba algum sintoma relacionado ao problema, lembre-se de marcar uma consulta com um profissional especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento para você!

Tratar o TDAH de uma maneira natural e sustentada começa por melhorar os hábitos e o estilo de vida. Fazer exercícios aeróbicos, que aumentam a vascularização cerebral, consumir alimentos que garantem um fluxo regular de energia para o cérebro é um pré-requisito básico.

As causas mais comuns para a falta de foco são as noites mal dormidas, a depressão e o uso incorreto do tempo. Quando a pessoa não consegue ter boas horas de sono, ela estará mais exposta ao mau humor e à irritação, o que pode fazer com que ela perca seus principais focos e sua produtividade.

Quando a distração pode ser o sintoma de algum problema
A distração, no entanto, quando em um grau mais elevado e frequente pode, sim, ser um sintoma de problemas mais sérios. A psiquiatra Maria da Graça de Castro explica que, muitas vezes, ela é um pré-requisito para o chamado Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH).

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

MAS COMO AJUDAR A CRIANÇA A SE CONCENTRAR?

  1. DICAS PARA EXERCITAR A CONCENTRAÇÃO NAS CRIANÇAS. ...
  2. Exercitar o foco. ...
  3. Diminuir o uso de telas. ...
  4. Seja o exemplo. ...
  5. Organizar bem o tempo. ...
  6. O tédio é importante. ...
  7. Envolver a criança nas atividades. ...
  8. REFERÊNCIAS.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais:

  1. Piracetam. Faz parte dos racetams, utilizados no tratamento de doenças neurológicas; ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) Estimulante mais usado no mundo. ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

A ansiedade também pode levar à dificuldade de concentração. Pessoas ansiosas tornam-se desatentas por estarem concentradas na preocupações e ruminações que possuem. No TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — os pacientes podem ter sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

Comumente diagnosticado durante a infância, o TDAH pode persistir na idade adulta em até metade dos casos, e implica em consequências prejudiciais à saúde e à vida social do indivíduo, se não tratado adequadamente.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...