Como melhorar a entrada de ar no motor?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Instalar um kit de admissão direta é uma das formas de aumentar as entradas de ar e consequentemente a potência. O ganho pode ser de até 15 cavalos e a instalação deve ser feita por profissionais especializados para evitar danos ao veículo.

O primeiro sintoma que o proprietário detecta quando o filtro não está cumprindo seu papel é que o o carro perde o fôlego. Este é um indício de que o sistema de admissão de ar pode estar obstruído, muito provavelmente pela existência de um filtro saturado. Outro sintoma comum é o aumento do consumo de combustível.

Ar no circuito de arrefecimento
A entrada de ar no sistema é ocasionada devido à troca do fluido ou a simples abertura da tampa do reservatório. A presença desse ar faz com que o sensor de temperatura (em alguns modelos chamado de cebolão) não trabalhe corretamente.

O sistema de escapamento, ou exaustão, do veículo é composto por componentes que tem o objetivo de expelir e filtrar os gases de escape do veículo.

Nível de óleo no cárter – caso nível de óleo no cárter esteja muito baixo, a pressão do óleo também cairá e a luz no painel acenderá indicando problema. O óleo trabalha circulando no sistema se há pouco óleo, tanto pelo volume, como por viscosidade devido o aquecimento, ele pode provocar problemas de pressão.

O ganho de potência do filtro de ar esportivo é pouca, segundo a revista Quatro Rodas, o aumento pode chegar no máximo a 3%. Para efeitos de comparação, se o motor do carro é de 100 cv, a utilização do filtro de ar faz com que ele tenha 103 cv.

Em um motor sem turbo, consegue-se atingir o aumento de 10% de potência, aproximadamente. Já nos motores turbo, o ganho será de aproximadamente 30%!

De um modo geral é possível que haja uma melhora de cerca de 10% de potência e torque em carros aspirados (que não tem motor turbo). Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro.

O sintoma mais conhecido é o aumento no consumo de combustível, isso acontece porque o acúmulo de sujeira no filtro acaba permitindo a passagem de impurezas para o motor, fazendo com que seus componentes se desgastem mais rápido.

Aumento no consumo
Isso acontece porque, com o filtro de ar incapaz de remover todas as partículas, o processo de combustão fica comprometido, já que menos oxigênio (necessário para a queima do combustível) entra no motor.

Se o filtro de ar estiver sujo ou entupido, ele não passará ar suficiente para o motor, causando todos os tipos de problemas (o carro pode não ligar, o motor pode não funcionar sem problemas, etc.).

Se nessa hora você ouvir aquele fatídico barulhinho da água em ebulição, é sinal de problema no motor. Por que não tinha esse barulhinho antes? Porque as temperaturas ambientes estavam mais baixas. Depois que apareceu esse calorão, aí a água do radiador ferveu.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

A válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) atua no controle de emissão de gases poluentes provenientes da queima do combustível — principalmente o diesel — no funcionamento do motor do veículo.