Como medir produtividade e desempenho?
6 dicas infalíveis para medir a produtividade da sua equipe
- 1 – Defina quais fatores farão parte do indicador de desempenho. ...
- 2 – Utilize a tecnologia para medir a produtividade. ...
- 3 – Acompanhe os indicadores de produtividade. ...
- 4 – Dê feedbacks. ...
- 5 – Estabeleça metas individuais e coletivas. ...
- 6 – Fique de olho na qualidade.
Como calcular o Índice de desempenho?
Desempenho = tempo padrão / tempo efetivo
Para calcular o desempenho por quantidade, mude apenas o que está sendo analisado. Essa conta é utilizada em máquinas que têm o desempenho especificado por quantidade de produtos produzidos, e não por tempo de funcionamento.
Quais são os principais indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho constituem o conjunto de medidas que uma empresa usa para avaliar sua performance ao longo do tempo. Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.
Quais são os 4 indicadores?
4 tipos de indicadores de desempenho que merecem a sua atenção
- 1 – Indicadores de produtividade. ...
- 2 – Indicadores de qualidade. ...
- 3 – Indicadores de capacidade. ...
- 4 – Indicadores estratégicos.
Quais são os 5 indicadores?
- 5 principais indicadores de desempenho para sua empresa. ...
- Indicadores de lucratividade. ...
- Indicadores de pessoal. ...
- Indicadores de vendas. ...
- Indicadores de marketing. ...
- Indicadores financeiros.
O que é avaliação da produtividade?
O que é a avaliação de produtividade? Na prática, a avaliação de produtividade nada mais é do que uma ferramenta de gestão de pessoas, utilizada por meio de critérios bem definidos e de métricas para avaliar o desempenho individual dos colaboradores, bem como a performance coletiva de toda equipe.
O que é mensurar desempenho?
Os indicadores de desempenho são instrumentos de gestão essenciais para medir o resultado de uma empresa. Com eles é possível acompanhar se metas traçadas no seu fluxo de caixa estão sendo alcançadas e qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores financeiros passados.
O que é o indicador OEE?
OEE significa Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global do Equipamento. Trata-se de um indicador utilizado em processos de TPM (Total Productive Maintenance ou Manutenção Produtiva Total) que mede o desempenho das máquinas e equipamentos utilizados na indústria.
Como avaliar o desempenho no trabalho?
O método mais simples para se avaliar o desempenho de alguém é observar o colaborador em suas atividades e relações de trabalho. Essa percepção cotidiana é de grande valia, mas, é claro, deve ser usada como complemento de outros métodos avaliativos.
Quais são os principais métodos de avaliação de desempenho?
Quais são os métodos de avaliação mais utilizados?
- Avaliação por objetivos. Esse modelo se baseia no cumprimento de objetivos específicos para cada colaborador juntamente ao líder. ...
- Autoavaliação. ...
- Avaliação da equipe. ...
- Avaliação 180 graus. ...
- Avaliação 360 graus.
Como fazer uma planilha de controle de produtividade?
Para realizar uma análise de produtividade de maneira correta, é necessário elencar dados estatísticos e estabelecer um período de tempo para análise. Desse modo, é possível com a ajuda dos indicadores chave de desempenho (KPIs) visualizar como está sendo a produtividade de um colaborador, setor ou equipe.
O que é produtividade de um exemplo?
O conceito de produtividade no trabalho baseia-se na relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço, dividida por algum insumo ou recurso necessário para sua confecção. Por exemplo: Nossa produtividade é de 500 telefones fabricados por dia.
Quais são os 7 principais indicadores de avaliação de desempenho?
Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa
- 1 – Taxa de Conversão. Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. ...
- 2 – Faturamento. ...
- 3 – Market Share. ...
- 4 – ROI. ...
- 5 – Taxa de Turnover. ...
- 6 – Número de reclamações. ...
- 7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS.
Quais são os três tipos de indicadores?
Os indicadores podem ser descritos como três tipos – resultado, processo ou estrutura – como proposto pela primeira vez por Avedis Donabedian (1966).
Quais são os 3 passos para você criar um indicador?
Esta avaliação mais aprofundada dá espaço para os três passos de definição de indicadores, são eles: fatores-críticos, desenvolvimento de indicadores, seleção de indicadores.
O que é KPI de qualidade?
Quando falamos em KPI de qualidade, no referimos aos indicadores que oferecem a possibilidade de uma visão do nível de qualidade de produtos e serviços. Ao analisá-los, é também possível verificar um padrão ao longo do tempo, o que é essencial para empresas que se preocupam com a melhoria contínua.
Como elaborar um indicador?
- Estabeleça os objetivos da empresa. Pense nos KPIs como elementos que indicam o quanto você está próximo ou distante de atingir um objetivo. ...
- Defina quais aspectos estratégicos serão observados. ...
- Liste os indicadores que serão medidos. ...
- Crie metas para seus KPIs. ...
- Monitore os indicadores periodicamente e faça ajustes.
O que é KPI de processos?
O que é um indicador de processos? Também chamados de Key Performance Indicator (KPI), os indicadores de processo são ferramentas de gestão utilizadas para avaliar a qualidade de um processo e o desempenho das tarefas.
Como medir eficiência e eficácia?
A eficácia está relacionada com os resultados planejados e os que foram obtidos, dessa forma um dos indicadores de eficácia é a análise do quanto foi alcançado do resultado esperado. Já a eficiência, pode ser medida por meio da quantidade de recursos utilizados para executar determinada atividade.
São indicadores de processos?
O que são indicadores de processos? Em resumo, os indicadores de desempenho de processo, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) são métricas usadas para quantificar os resultados de uma determinada ação ou estratégia com base em objetivos predeterminados pela empresa.