Como medir percentual de gordura corporal com fita metrica?

Perguntado por: afrutuoso5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O Índice de Adiposidade Corporal (IAC): é calculado dividindo o valor da medida do quadril pela altura da pessoa. Depois, se multiplica o valor pela raiz quadrada da mesma altura. Do resultado, é só subtrair 18.

Medir o percentual de gordura corporal com um paquímetro
O princípio também é simples. Você simplesmente belisca uma dobra de pele e depois mede sua espessura com o paquímetro. Esta medição é feita em 1, 3, 5 ou 7 pontos. Quanto mais lugares você medir, mais preciso será o resultado.

Ex: uma pessoa com 70 kg e com um percentual de gordura de 25%, o cálculo seria: Multiplique o percentual de gordura por 100 (25 x 100 = 0,25). Multiple o peso total pelo percentual e obtenha o equivalente à massa gorda em quilos (70 x 0,25 = 17,5).

O peso corporal é medido por meio da balança, que identifica o volume total do indivíduo sem especificar a quantidade de musculatura presente no corpo, enquanto o percentual de gordura é medido por equipamentos específicos, que mapeiam a massa magra do corpo.

Sendo assim, pode-se dizer que o adipômetro científico é mais preciso.

O profissional deve, antes de tudo, com o dedo indicador e o polegar da mão esquerda, destacar a dobra cutânea da massa muscular adjacente. Feito isso, segurando o adipômetro com a mão direita, o profissional deve introduzir as hastes do adipômetro abaixo do local da dobra destacada.

Para isso, é utilizada uma balança especial, que possui placas de metal que conduzem uma corrente elétrica bem fraca e imperceptível através do corpo. Essa corrente é que faz a leitura da estrutura e detalha o percentual de gordura e identifica volume de músculo e gordura em cada segmento do corpo.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa.

Mas você já se perguntou quantas calorias equivalem a 1 quilo (kg) de gordura? A resposta é simples. Para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias.

1 litro de gordura corresponde a cerca de 1 kg.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.

15% a 17% é o percentual de gordura ideal para definição muscular; 6% a 13% de gordura corporal é reservado para os atletas.

O exame de bioimpedância pode ser feito por um nutricionista ou endocrinologista.

Porém, a bioimpedância trabalha com uma margem de erro de 2 a 3% para a porcentagem de gordura corporal, de acordo com alguns estudos.

Desvantagens da Bioimpedância: O avaliado tem participação decisiva nos resultados pois deve obedecer a uma série de procedimentos para que o resultado não seja comprometido. Altamente influenciado pelo estado de hidratação do avaliado.

O exame de bioimpedância encontrado em clínicas custa de R$ 90 a R$ 180.

Qual é o melhor adipômetro clínico e o melhor científico?

  • Adipômetro Plicômetro – Cescorf (Escolha Premium)
  • Adipômetro Clínico Tradicional (Melhor escolha)
  • Adipômetro Clínico Avanutri (Melhor para o seu bolso)
  • AX Esportes Adipômetro Clínico Sanny.
  • Adipômetro Digital Dg.

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

Fórmula de gordura corporal de Jackson-Pollock 4 para mulheres

  1. Densidade Corporal = (0,29669 x soma das dobras cutâneas) — (0,00043 x quadrado da soma das dobras cutâneas) + (0,02963 x idade) + 1,4072.
  2. Porcentagem de Gordura Corporal (%) = (495 / Densidade Corporal) – 450.

Dentre as mais utilizadas podemos citar bioimpedância elétrica, densitometria óssea (DXA), dobras cutâneas, ultrassom e tomografia computadorizada.