Como medir o diâmetro de um cilindro?

Perguntado por: dalmada6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O raio do cilindro é a distância entre o centro da figura e a extremidade. Sendo assim, o diâmetro equivale duas vezes o raio (d=2r).

É o maior segmento de reta possível que se pode traçar numa circunferência, e a divide em dois lados iguais, ou duas metades. Corresponde ao dobro do raio, que é a medida de um segmento de reta do centro da circunferência a uma extremidade (um ponto da circunferência, ou seu perímetro).

Calcular diâmetro da circunferência
O diâmetro (d) é o segmento que liga dois pontos dentro da circunferência e passa pelo centro. Na imagem acima, o segmento BC é chamado de diâmetro porque liga as duas extremidades da circunferência e passa pelo centro. Conhecendo o diâmetro, logo podemos dizer que d = 2r.

Anote o ponto na régua ou fita métrica na borda oposta do círculo, do outro lado do ponto inicial. Essa medida é o diâmetro do círculo.

r ou r = d/2).

Conhecidos como elementos da circunferência, chamamos de centro ou origem o ponto que está no centro; de raio, o segmento de reta que liga o centro até a circunferência; de corda, qualquer seguimento que liga duas extremidades da circunferência; e de diâmetro, qualquer corda que passa pelo centro.

Significado de Diâmetro
substantivo masculino [Geometria] Linha reta que, passando pelo centro, liga dois pontos de uma circunferência.

O cilindro é uma figura pertencente à geometria espacial que possui três dimensões: comprimento, largura e altura. Também caracterizado como um sólido geométrico, o cilindro juntamente com a esfera e o cone fazem parte do grupo dos corpos redondos.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

A área do cilindro é uma medida dada por um número real relacionada com a sua superfície mais externa. É a união das áreas das bases com a área lateral. O cálculo da área do cilindro é similar ao cálculo da área do prisma. Esse cálculo é feito em três etapas: área das bases, área lateral e soma das duas últimas.

Comprimento x largura x altura. Considere as medidas como interna. São três as medidas que você precisa extrair quando for determinar o tamanho de uma caixa de papelão. A primeira é o comprimento, a segunda é a largura e a terceira é a altura, essa no sentido vertical.

Limites de dimensões de embalagens:

EspecificaçõesMínimoMáximo
Comprimento (C)18 cm100 cm
Diâmetro (D)5 cm91 cm
Soma (C + 2D)28 cm200 cm

Leia a marca numerada imediatamente antes da borda final.
Encontre o ponto em que a borda ou linha que você está medindo termine. Localize a marca de centímetro numerada pouco antes desse ponto e depois multiplique esse número por 10 para determinar o equivalente em milímetros.

Para utilizar a ferramenta, é só fixar a peça na "boca" do paquímetro, prendendo entre o encosto fixo e a peça móvel. Para medir com o paquímetro analógico, note que a escala inferior vai demarcar na escala do centro a medida do diâmetro.

Resposta verificada por especialistas. A área da base (Ab) = (pi)*(diâmetro)²/4. A altura (H) é fácil, é só medir do fundo da cisterna até o maior nível que a água pode atingir. Se você usar as medidas em metros terá sua resposta em m³ e cada m³ equivale a 1000 litros.

Em outras palavras, o raio é a metade do diâmetro.

O volume do cilindro é dado pela multiplicação entre a área da base (Ab) e sua altura (h). Portanto, o volume é de cerca de 5000 cm³. Essa é a melhor aproximação.

Para saber o resultado em litros, é necessário multiplicar a quantidade de metros cúbicos por 1000.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.