Como medir o cloro?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Para encontrar o valor correto de cloro livre na piscina, basta utilizar uma fita-teste que geralmente mede não só o cloro livre mas também o nível de pH e a alcalinidade da água. O que muita gente não sabe é que o estojo de testes não nos informa acerca do cloro livre mas somente do cloro total.

Adicione 3 gotas de Labcon CloroTest, tampe a proveta e agite brevemente; Uma coloração amarelada indica presença de cloro.

Aplicar 4 gotas do reagente amarelo no tubo do lado esquerdo; Tampar os tubos e mexer até homogeneizar a solução; Comparar a cor obtida com a escala ao lado de cada tubo.

» Se a concentração do cloro estiver acima de 3 PPM, não é recomendado nadar! Você pode reduzir o cloro da piscina de diversas formas mas a melhor delas é com o auxílio de um produto específico pra isso. Existe um produto chamado de Neutralizador de Cloro ou Diminuidor de Cloro.

O Limite de Tolerância, de acordo com a NR 15, é de 0,8 ppm ou 2,3 mg/m3 , para até 48 semanais de exposição (Portaria 3214/78, Ministério do Trabalho, Brasil). Acima do LT , a exposição ocupacional ao cloro caracteriza insalubridade de Grau Máximo.

A sigla ppm significa partes por milhão. É uma medida de concentração utilizada amplamente no nosso universo de piscinas. Utiliza-se a notação de partes por milhão para determinar a concentração de soluções muito diluídas.

A portaria nº89/94 define teor de cloro ativo entre 2,00% à 2.5% para registro do produto , e 1,75% à 2,75% para fins de fiscalização.

Por definição 1 ppm equivale a 1 mg de "X" por 1 mL de solução, logo a tua solução à 10 % de hipoclorito tem: 10 g ou 10.000 mg por 100 mL (10 %), ou seja 100 mg por mL (100 ppm).

De modo geral, a dosagem indicada de cloro de piscina é de 4 gramas para cada 1.000 litros de água.

Tampe os tubos e agite-os até que a solução fique homogeneizada. Compare a cor obtida nos tubos com a escala ao lado de cada um deles. Com a ajuda da escala padrão identifique se a água está no nível correto. Para o Cloro, o nível ideal é de 2 à 4 ppm.

Dilua 100 ml de água sanitária em 2 litros de água pura e deixe os alimentos de molho por 10 minutos. Depois enxágue bastante, para não sobrar qualquer resíduo da solução.

Cozinhas, pisos azulejos e paredes. Adicione 1 copo (200 ml) de FACILITA ÁGUA SANITÁRIA para cada 5 litros de água. Deixe de molho por 10 minutos.

A dosagem inicial de cloro é de 4 gramas para cada 1.000 litros de água. Para 20.000 litros serão 80 gramas. Essa dosagem pode variar de acordo com a demanda de sua piscina, dessa forma recomendamos realizar a análise do residual de cloro através do kit teste pH/Cloro e aplicar o cloro de forma a obter entre 1 e 3ppm.

O que você precisa saber sobre o cloro
Possui alto poder desinfetante, ausência de cheiro e não é prejudicial aos olhos, mucosas e pele. O nível ideal de cloro livre é: 1,5 ppm (partes por milhão).

Compre um neutralizador de cloro em uma loja de produtos para piscina.

  1. O tiossulfato de sódio é provavelmente o neutralizador de cloro mais comum, mas exige cuidado ao ser manuseado.
  2. A água oxigenada costuma ser a opção mais barata e se decompõe em substâncias inofensivas.

Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

A deficiência de cloro no corpo humano causa problemas digestivos, nos dentes, contraturas musculares e perda de cabelo. A maior parte do mineral é excretada pelos rins e pelo suor. É importante reforçar que, nas situações de perda de sódio (diarreia, vômitos, sudorese excessiva), perde-se também cloro.

ECONOMIZE EM 4 PRODUTOS COMPRANDO APENAS 1
Você também REDUZIRÁ o consumo de CLORO em até 50%.