Como medir a velocidade de um avião?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
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O velocímetro é um instrumento usado em uma aeronave para mostrar a velocidade em relação ao ar da mesma, tipicamente em nós, para o piloto. Em sua forma mais simples, um velocímetro (ASI, na sigla em inglês) mede a diferença de pressão entre o ar em volta da aeronave e o aumento da pressão causado pela propulsão.

A velocidade verdadeira, também nomeada de velocidade aerodinâmica, ou true airspeed, é a velocidade que o avião realmente está voando, ou seja, se trata da calibrated airspeed corrigida para erros de temperatura e pressão do ar atmosférico. Com isso: Em relação a altitude, a VA varia 2% da VI para cada 1.000 ft.

A velocidade verdadeira (TAS; também KTAS, para velocidade verdadeira em nós (knots true airspeed)) de uma aeronave é a velocidade da aeronave em relação à massa de ar na qual ela está voando. A velocidade verdadeira é uma importante informação para uma navegação precisa da aeronave.

Segundo os números de 2021, a renda mensal média nominal desse profissional foi de R$ 18.322,16, uma queda de cerca de R$ 3 mil em comparação com 2019, no período pré-pandemia.

Em um avião, o que existe é um conjunto de pastilhas intercaladas, como um pacote de pão de forma. Algumas são estáticas, ligadas ao eixo do trem de pouso, e outras giram acompanhando a roda do avião. Ao serem pressionadas umas contra as outras, o atrito entre elas faz a aeronave parar.

Portanto, em 1 minuto,um avião percorre 40 km e isso é realmente fantástico. Sua velocidade média é de 600km/h.

No trajeto de descida, o avião vai desacelerando até cerca de 270 km/h a 240 km/h, velocidade do avião quando ele toca o solo.

12.192 metros

Agora, se pensarmos nos jatos comerciais, a altura máxima que um avião pode voar aumenta consideravelmente. Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante.

Como a física do avião funciona
O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

Mas o dono do recorde do voo mais rápido da história não é ele, e sim seu “irmão”: o SR-71 Blackbird. A velocidade atingida? Impressionantes 3,56 Mach, equivalente a 3,56 vezes a velocidade do som, ou 3.862 km/h.

O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.

1,852 km/h

“Nó” é uma unidade de medida de velocidade equivalente a uma milha náutica por hora, ou seja, 1,852 km/h.

1 nó = 1 milha náutica/hora = 1 852 metros/hora = 1,852 quilômetros/hora .

R$ 8.450

A média salarial nacional de Copiloto na empresa Azul - Linhas Aéreas Brasileiras é de R$ 8.450 por mês. O salário mensal de Copiloto na empresa Azul - Linhas Aéreas Brasileiras varia de R$ 4.502 a R$ 15.950.

O salário mensal de Comandante na empresa Azul - Linhas Aéreas Brasileiras varia de R$ 10.205 a R$ 36.235.

No cargo de Piloto de Aeronaves se inicia ganhando R$ 5.000,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 9.029,00. A média salarial para Piloto de Aeronaves no Brasil é de R$ 7.700,00. A formação mais comum é de Graduação em Ciências Aeronáuticas.