Como medir a tensão da bobina de ignição?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Como testar a bobina de ignição utilizando o multímetro? A bobina deve estar instalada e conectada. O multímetro deve ser colocado em modo voltímetro e corrente contínua. Então verifique a tensão do primário da bobina, que deve variar entre 12 a 14V.

Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.

A bobina, também conhecida como indutor ou solenóide, trata-se de um dispositivo passivo capaz de armazenar a energia elétrica gerada num campo magnético. É formada por um fio condutor elétrico enrolado em si próprio ou em redor de uma superfície também condutora.

O interruptor de ignição é conectado ao terminal 1 da bobina de ignição e alimenta o enrolamento primário com massa.

A vida útil da bobina de ignição pode variar conforme o tipo de veículo, a quilometragem percorrida e o estado de conservação das peças. No geral, uma bobina de ignição original pode durar mais de 200 mil km, mas isso pode variar em razão das condições em que o veículo é utilizado.

Ademais, nesse momento ou quando o veículo se encontra em alta velocidade pode haver “engasgos” regulares do motor. Aliás, se este apresenta vibrações mesmo em ponto morto, também denuncia problemas na bobina. Porém, um sintoma clássico está relacionado à liberação de fumaça preta e odor de gasolina pelo escapamento.

Possuem um resistor interno de valor entre 3 à 7,5 k ohms, para evitar interferências eletromagnéticas.

Até certa temperatura é perfeitamente normal o aquecimento da bobina, afinal é um dos efeitos causados pela corrente elétrica. Pressupõe-se que há defeito quando ocorre o excesso de temperatura.

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  • Sexta, 17 Dezembro 2021 10:24.
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Sara Saar.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim.

Quando a bobina é energizada a força de atração resultante do campo magnético no núcleo supera a força da mola e fecha o núcleo, justapondo a parte móvel à fixa.

O transformador é constituído de um bobinado (solenóide) primário “P” sobre o qual é bobinado um outro “S”, denominado secundário. O núcleo destes bobinados é um conjunto de lâminas de ferro ou um outro material ferromagnético, o qual constitui o “circuito magnético” do transformador.

A voltagem deve estar em torno de 10,5V ou mais. Novamente, usando um multímetro, verifique os circuitos primário e secundário da bobina. A maioria das bobinas deve ter uma resistência primária variando de 0,4 a 2 ohms e uma secundária entre 6 mil e 10 mil, mas consulte as especificações do fabricante do veículo.

A principal causa da queima da bobina de ignição é o envelhecimento do material isolante. Por exemplo, quando a alta tensão da bobina de ignição não pode produzir suavemente, a turbulência atual na bobina ocorrerá, fazendo com que a temperatura suba rapidamente e acelere o envelhecimento do material isolante.