Como medir a eficácia?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Eficácia é a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos. Por isso, a melhor maneira de reconhecer a eficácia é analisando os resultados esperados em relação aos alcançados. Já a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados.

Cálculo da eficiência
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).

Um método popular para medir a produtividade em uma configuração de fábrica é comparar o tempo total de trabalho, que também é chamado de insumo, com o número de produtos fabricados ou a saída, assim, as empresas podem calcular um índice que mostra a eficiência com que seus funcionários estão trabalhando.

O cálculo de eficiência surgiu durante o desenvolvimento da metodologia “Manutenção Produtiva Total” de Nakajima em 1988. Ele serve para descobrir o quão eficiente se define a produção em questão, e funciona basicamente pela variável encontrada na divisão da produção/tempo por tempo produtivo.

Um teste de eficiência energética avalia uma ampla gama de produtos - de eletrônicos de consumo a brinquedos e eletrodomésticos - e mede quanta energia eles consomem durante a operação, bem como em modo de espera e desligados, entre outros testes.

Portanto, as métricas de eficácia medem o alcance de resultados, ou seja, o quanto as estratégias estão contribuindo para alcançar os objetivos de marketing. Perceba que elas não se relacionam diretamente aos custos, como acontece nas métricas de eficiência, e sim à qualidade da entrega.

Definição de eficácia
Qualidade do que produz o resultado esperado; infalibilidade, segurança, validez”; “Capacidade de impressionar, de causar impacto”. “Capacidade de resolver problemas ou realizar atos específicos; aptidão, competência, produtividade”.

Um exemplo clássico que ajuda a visualizar a diferença entre a eficiência e a eficácia: um homem que cava um poço com perfeição e atempadamente, realiza um trabalho com eficiência; um homem que sabe o local correto para cavar o poço e achar água, executa um trabalho com eficácia.

Eficácia é a qualidade do que produz o resultado esperado. Ela se refere apenas a atingir o objetivo.

Relatórios da eficiência da Produção em Excel
Contudo, temos a eficiência é medida pelos dois indicadores: Disponibilidade: Horas Disponíveis / (Horas Disponíveis – Horas Paradas) Eficiência sobre horas disponíveis: (Horas Disponíveis – Horas Paradas) / (Quantidade de Peça * Tempo padrão)

Como medir a eficiência operacional? Para calcular a eficiência operacional é necessário dividir a produção (receita, vendas, leads de entrada, etc.) pela entrada (recursos, horas trabalhadas, pessoal, etc.). Lembre-se sempre que a eficiência está relacionada a produzir o mesmo resultado com menos recursos.

3 dicas para avaliar o seu projeto

  1. Eficiência: fizemos um uso racional dos recursos? ...
  2. Eficácia: concluímos as etapas de ação? ...
  3. Efetividade: qual foi o impacto do projeto?

Um plano de ação é considerado eficaz quando suas ações de melhoria atingem o objetivo do plano. Ou seja, ao detectar uma determinada falha ou oportunidade de melhoria, é importante identificar qual é o seu objetivo. Somente depois disso podemos estabelecer as ações necessárias.

Ele pode ser calculado de duas formas:

  1. Projetos concluídos: Desvio de custo = (custo efetivo – custo planejado) / custo planejado.
  2. Projetos em andamento: Desvio de custo = (custo previsto – custo planejado) / custo planejado.

Eficiência é o nome dado à capacidade de se alcançar um objetivo utilizando o mínimo de recursos possível, de modo a cumprir com a finalidade definida e ainda assim se evitar desperdícios.

A eficiência está ligada ao modo de fazer uma tarefa. O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. O eficiente faz com qualidade, mas nem sempre atinge um objetivo.

A variação de eficiência é a diferença entre o custo indireto que seria padrão ao nível real e o custo indireto padrão ao nível real ajustado pela ineficiência.

De modo geral, são avaliadas características físico-químicas e sensoriais, como sabor, odor, e são definidos parâmetros de baixa contagem de bactérias, ausência de microrganismos patogênicos, baixa contagem de células somáticas, ausência de conservantes químicos e de resíduos de antibióticos, pesticidas ou outras ...

O primeiro passo é desligar seu computador completamente da tomada, e abrir a tampa lateral. Desconecte a fonte de todos os componentes. Depois de desconectar ela de tudo, o teste pode começar. Porém é indicado que você remova a fonte do gabinete, para facilitar seu manuseio.

Os Testes Point of Care (POCT) têm potencial para revolucionar o atendimento de emergência em instituições de saúde de todo o mundo. Isso porque essas ferramentas de diagnóstico rápido ajudam os médicos a tomarem decisões mais rápidas e que melhoram a qualidade da assistência prestada.

Ferramentas de análise de métricas
A ferramenta mais famosa é o Google Analytics, amplamente utilizada por ser gratuita e pronta para analisar tráfego de websites e aplicativos. Com o Google Analytics é possível registrar o perfil e o comportamento de quem visita seu website.