Como me livrar de um mau hábito?

Perguntado por: ifernandes5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Experimente essas seis dicas para acabar com um mau hábito de uma vez por todas.

  1. Entenda como os hábitos são criados. ...
  2. Identifique os gatilhos. ...
  3. Substitua o mau hábito por um bom. ...
  4. Mantenha a motivação com recompensas. ...
  5. Aliste um amigo para oferecer apoio. ...
  6. Prepare-se para algumas escorregadas no caminho.

Para mudar hábitos é necessário seguir alguns passos: Identificar a deixa: Quando você percebe que algo já virou rotina, é necessário procurar qual é a deixa para você fazer sempre o que faz. Ela pode ser um horário, um lugar, algumas emoções ou até mesmo pessoas.

Uma das mais conhecidas diz que precisamos de no mínimo 21 dias para criar um hábito. De acordo com uma teoria elaborada em meados dos anos 60 pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, 21 dias seria o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança.

Uma teoria frequentemente ouvida sobre a construção de hábitos é a regra “21/90”: São 21 dias para que um novo hábito se forme e outros 90 dias para que esse hábito se mantenha. Além desses dois estágios principais, a decisão inicial de se comprometer com um novo hábito também é importante.

21 dias

Uma das mais conhecidas diz que precisamos de no mínimo 21 dias para criar um hábito. De acordo com uma teoria elaborada em meados dos anos 60 pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, 21 dias seria o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança.

Quer saber quanto tempo leva para algo se tornar um hábito? Você já deve ter ouvido falar que o número mágico é de 21 dias. No entanto, a ciência atual não confirma isso. Em vez disso, uma pesquisa da University College London concluiu que o tempo médio necessário para criar um novo hábito é de 66 dias.

Hábitos são comportamentos que se incorporam na nossa rotina e vão passando a ser cada vez mais fáceis e automáticos de executar. São coisas que você já está tão habituado a fazer, que muitas vezes nem pensa para fazer e que já fazem falta quando você não as realiza.

Dormir pouco, solidão, fumar: 7 hábitos que prejudicam o cérebro.

Por que resistimos às mudanças
É difícil a gente mudar porque, organicamente, não estamos preparados para mudanças, e sim para economizar energia. Então, cada vez que o nosso cérebro precisa processar uma mudança de hábito, ele vai ter que fazer várias novas conexões.

Criar novos hábitos pode ser desafiador, porém necessário para se construir uma vida próspera e com maior qualidade. Afinal, nossas vidas nada mais são do que reflexos de nossos hábitos, sejam eles positivos ou negativos. É muito comum que tenhamos dificuldades em perceber todos os nossos hábitos.

A conclusão foi que, em média, é necessário mais de dois meses para que um novo comportamento seja automático, mais concretamente sessenta e seis dias. Este tempo para a mudança depende do tipo de comportamento, da pessoa, e das circunstâncias.

Em média, diz a ciência, o ser humano precisa de 66 dias para criar um novo hábito ou mudar hábitos antigos. Além do tempo de adaptação, necessita também de planeamento, reflexão, força de vontade e disciplina.

O que é desafio 21 dias? Como explicamos anteriormente, mudar um costume pode nem sempre ser uma tarefa fácil, né? No entanto, conforme uma teoria elaborada pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, cada pessoa precisa de pelo menos 21 dias para criar hábitos.

Em um estudo conduzido em 1965, os especialistas em educação e psicologia David Ausubel e Mohamed Youssef foram categóricos em dizer que um estudante precisaria ser exposto a uma palavra 17 vezes antes de aprendê-la e passar a usá-la. Outras pesquisas apontam para uma média que varia entre 15 e 20 vezes.

Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprova que pacientes que sofrem de transtorno do stress pós-traumático apresentam uma redução de 8% a 10% em duas regiões do cérebro - córtex pré-frontal e hipocampo -, o que compromete a capacidade de concentração, raciocínio e memória.

Dormir mais, fazer exercícios regularmente e adotar técnicas de relaxamento, como a meditação, estão entra algumas das soluções apontadas pelo professor para aumentar a força de vontade e a saúde do cérebro. Segundo Berkman, os hábitos envolvem três partes: deixas, rotina e recompensa.