Como me definir em poucas palavras para currículo?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Desejo ocupar uma vaga como (cargo) nesta organização para colocar em prática as minhas habilidades com (descrever de forma breve as suas competências). 12. Com vasta experiência profissional na área de (mencionar área de atuação), busco uma posição no mercado de trabalho para aplicar meus conhecimentos e competências.

No currículo, as palavras-chave devem ser colocadas no resumo e objetivo profissionais e ao longo de todo o documento, em campos específicos e estratégicos. Pouco adianta simplesmente jogar essas expressões no texto sem que eles façam sentido.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

O resumo das qualificações é uma síntese das informações mais relevantes do currículo do candidato. Ele facilita a primeira triagem dos currículos pelos selecionadores.

Fazendo sua mini biografia profissional
Nela é importante que você destaque tópicos como: suas realizações, principais competências, habilidades e objetivos profissionais. Dependendo do seu público e objetivos, sua biografia pode destacar seus interesses pessoais, suas realizações profissionais ou uma mistura de ambos.

Colocamos em uma biografia dados importantes sobre a vida da pessoa de quem estamos falando. Exemplo: nome completo; local e data de nascimento; onde estudou; onde viveu; fatos mais importantes de sua vida; principais realizações, bem como fotografias.

O que é descrição? Descrição é o texto que contém informações detalhadas sobre as características de algo ou alguém. Assim, ela possibilita a pessoa que a lê ou a ouve imaginar com facilidade o que está sendo descrito - objetos, lugares, acontecimentos ou pessoas, por exemplo.

Seja positivo, conciso e confiante, mas nunca arrogante.
Não cite qualidades negativas e nem se critique, mas não finja vergonha na hora de discutir seus pontos positivos. Detalhar suas conquistas e seus atributos positivos de forma confiante é importante para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.

As palavras-chave são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Tem um texto aqui no blog sobre o uso da letra maiúscula.

Para saber mais e ter mais confiança, confira algumas qualidades que os recrutadores sempre valorizam: – Postura ativa, proatividade, busca por sair da zona do conforto e comprometimento são fatores essenciais que todos buscam em um candidato, tanto recrutadores quanto as empresas contratantes.

Como fazer uma carta de apresentação?

  1. Seja breve. Saiba que a carta de apresentação não é um documento que deve conter muitas páginas, é recomendado que ele contenha, no máximo, uma página inteira. ...
  2. Fale apenas o que você realmente sabe ou viveu. ...
  3. Personalize o seu texto. ...
  4. Cuidado com erros de português.

Além disso, objetivo profissional deve contar com uma ou duas frases que resumem o tipo de oportunidade que você está procurando. Outra dica, ao falar do seu objetivo profissional, é ser sucinto, específico e direcionar o texto deste campo para a vaga que quer conquistar.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Porque desde que comecei a minha carreira nesta área, fazer parte desta empresa sempre foi a minha meta. Acredito que aqui poderei mostrar as habilidades profissionais que desenvolvi ao longo dos anos, além de aprender mais e mais. Não é todo dia que se tem o privilégio de trabalhar com uma gestão tão qualificada.

Uma resposta geral que pode dar é dizer que se vê a crescendo profissionalmente, desenvolvendo as suas competências, e que se vê contribuindo para o sucesso da empresa. Já que o seu objetivo é crescer como profissional mas também contribuir para o bem de todos, colaborando no crescimento da empresa.

O perfil pessoal não precisa de ser muito extenso, embora, deva conter a informação necessária para descrever o indivíduo e as suas capacidades. O tamanho ideal para este tipo de perfil é entre seis e oito linhas, considerando que se utiliza uma fonte normal.

As qualificações para currículo são as habilidades e competências que você adquiriu com suas atividades e realizações. Uma qualificação pode ser adquirida durante os estudos, pela experiência profissional ou nas suas vivências pessoais.