Como me curei da artrose?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Além da administração de medicamentos, a prática moderada de atividades físicas sem impacto, como natação e musculação, está entre as principais ferramentas de combate às dores.

O uso de medicamentos para alívio das dores da artrose
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser mais eficazes porque aliviam a dor e reduzem a inflamação.

A artrose não tem cura, mas hábitos comportamentais, como exercícios, fisioterapia, pilates, hidroginástica e dietas podem adiar o desenvolvimento e a progressão da doença.

São eles: excesso de peso e obesidade; exercício físico intenso; e esportes de alto impacto.

Lista de alimentos proibidos para quem tem artrose

  • 1 – Refinados. O topo da lista seria o chamado os alimentos refinados. ...
  • 2 – Carne Vermelha. ...
  • 3 – Alimentos ricos em glúten. ...
  • 4 – Ultra-processados. ...
  • 5 – Alcóol. ...
  • 6 – Alimentos ricos em Ômega 6. ...
  • 7 – Sal em excesso.
  • 8 – Frituras.

Estudos têm demonstrado os benefícios do uso de colágeno tipo II não desnaturado em pacientes portadores de artrose, artrite reumatoide e, até mesmo, naqueles sem diagnóstico dessas patologias, mas que sentem dor articular após realizar um treino.

A suplementação de Vitamina C e Magnésio
Existe um estresse oxidativo no corpo que aumenta a resposta inflamatória além da capacidade do magnésio de agir. Isso leva a uma degradação acelerada da cartilagem e progressão mais rápida da osteoartrite. Para esse fim, a suplementação de magnésio com vitamina C pode ajudar.

1 – Alimentação. As pessoas que possuem artrose devem evitar alimentos industrializados já que eles são responsáveis pela produção de sódio, ocasionando inchaço e aumentando a intensidade das dores. É preciso investir em frutas e legumes como cebolas, maçãs, abacaxis e morangos, já que eles são antioxidantes.

A acerola, abacaxi, laranja e limão são exemplos de frutas cítricas; Frutas Vermelhas: Já as frutas vermelhas possuem antocianinas, um composto antioxidante que garante ação anti-inflamatória.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

E não bastasse ter de conviver por anos com desconforto nas articulações, pessoas com artrose no quadril e no joelho têm risco até 20% maior de morrer por causa de problemas cardiovasculares como infarto e AVC, quando comparadas ao restante da população, conforme estudo publicado no periódico científico Osteoarthritis ...

Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.

Artrose primária
Com o decorrer do tempo, o líquido sinovial se degenera, bem como a membrana sinovial. Nos casos mais avançados, pode até mesmo ocorrer a perda total da cartilagem que envolve as extremidades ósseas. Isso provoca o atrito entre os ossos e causa dor e limitações de mobilidade.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

A lição que fica é que se pode sim viver uma vida longa e feliz com artrose. É necessário apenas que o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento adequado seja aplicado em seguida. Além disso, a medicina atual está avançada e todos os dias novos tratamentos são descobertos.

Bananas são ricas em potássio e em uma montanha de outras vitaminas e minerais, tais como ácido fólico, vitamina B6 e C. Tudo isso ajuda a diminuir os efeitos da artrite e mantê-la sob controle .

Beba água Ela é importante para a formação do fluído sinovial, que ajuda a lubrificar a articulação e aumentar o crescimento de novas células na cartilagem. Quando não bebe água o suficiente, você reduz essa lubrificação, o que pode levar a uma inflamação nas articulações, movimentos mais rígidos ou até dores.

Alimentos com lisina

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.

Você já ouviu falar por aí que o paciente com Artrite Reumatóide não pode tomar leite? Se sim, saiba que essa informação é falsa! Esse mito surgiu por considerar que o leite é um alimento inflamatório, que seria prejudicial para a saúde do paciente.