Como me consagrar a Nossa Senhora do Carmo?

Perguntado por: amata4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Ó Nossa Senhora do Carmo, venho hoje consagrar-me inteiramente a vós. Tudo o que sou e tudo o que tenho, entrego em vossas mãos. Vós olhais com especial bondade, os que estão revestidos do vosso escapulário. Suplico-vos que fortaleça com o vosso poder a minha fraqueza.

Agora, conhecendo essa história, confira 5 práticas que alimentarão essa devoção.

  1. #1 Usar o escapulário. ...
  2. #2 Rezar a novena à Nossa Senhora do Carmo. ...
  3. #3 Rezar o rosário (ou o terço) ...
  4. #4 Rezar o ofício de Nossa Senhora. ...
  5. #5 Ter uma imagem da Virgem e um oratório em casa.

Quem PODE se consagrar nessa celebração? Somente aqueles que sozinhos ou em grupo tenham lido o Tratado e se preparado de acordo com o método proposto por São Luís Maria Grignion de Montfort.

As pessoas consagradas que são chamadas a uma particular perfeição de vida podem renunciar até mesmo o uso moderado de bebidas alcoólicas, apesar de moralmente aceitável, como forma de penitência, sacrifício, mortificação.

Nossa Senhora não nos há de negar seu socorro. No dia da consagração, é necessário estar em estado de graça. É conveniente e recomendável, embora não estritamente obrigatório, oferecer alguma sacrifício à Virgem Maria — um jejum, uma mortificação, uma obra de caridade etc.

Só quem é ordenado tem o poder de consagrar.

Que tem o seu talento ou actividade reconhecido publicamente.

Enquanto a consagração envolve renunciar a tudo o que não está em conformidade com a vontade de Deus, o jejum envolve especificamente a abstinência de alimentos ou outras necessidades físicas.

Uma das promessas de Nossa Senhora do Carmo refere-se ao “privilégio sabatino”, que consiste em: aquele que morrer usando o escapulário, cumprindo algumas condições, sairá do purgatório no primeiro sábado após sua morte.

Seu uso é um poderoso meio de afervorar os que vivem em estado de graça e de converter os pecadores. Deus não deixa sem recompensa nenhum benefício feito a uma pessoa necessitada, mesmo um simples pedaço de pão dado a um indigente. Imagine, pois, como Ele recompensará quem ajudar na salvação de uma alma!

Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo são os títulos dados à Maria, mãe de Jesus, em honra de sua função como padroeira da Ordem Carmelita.

O processo para se consagrar dura um mês e é importante seguir os 7 passos até o dia da consagração, são eles: ler e estudar o tratado; escolher uma data, de preferência Mariana, lembre-se que todos os anos você deve renovar sua consagração; iniciar os exercícios espirituais 33 ou 30 dias da data escolhida.

verbo transitivo
2. Oferecer à divindade. 3. Dizer na missa as palavras da consagração.

Há pessoas que insistem na obrigação das mulheres consagradas usarem o véu para participar de momentos de oração e da Liturgia. Outras, dizem que as consagradas devem usar saia ou vestido, colocando o movimento de modéstia feminina como regra.

Em 1997, o Papa João Paulo II, instituiu oficialmente o dia 2 de fevereiro, como o Dia do Consagrado. A Vida Consagrada é uma iniciativa de Deus, a qual é complementada pelo “sim” de cada homem e mulher escolhidos.

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Fazer tudo “para” Maria
Nós consagrados, devemos fazer todas as ações para Maria. Pois, se nos entregamos totalmente ao seu serviço, é justo que façamos tudo para Ela, como um criado, um servo, um escravo. No entanto, não entregamos todas as nossas boas para a Mãe de Deus como fim último, pois este é Jesus Cristo.