Como Max Weber conceituou a ideia de ação social * 5 pontos?

Perguntado por: ataveira6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O conceito de “ação social” é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.

Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.

a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).

Exemplos de ação social

  • escrever cartas e bilhetes;
  • trabalhar;
  • estudar coletivamente;
  • promover orações em grupo;
  • comprar um objeto por influência dos hábitos familiares;
  • dar esmolas a um indivíduo seguindo o exemplo das outras pessoas.

O que é uma ação social? São ações organizadas e estruturadas que têm como objetivo mudar realidades. Por meio de atuações em causas específicas, é feita uma intervenção para transformar vidas ou o ambiente em que cada ação social está.

O ponto central da sociologia de Max Weber é o conceito de ação social. A sociologia weberiana procura compreender como o ator dá sentido à sua conduta, à sua ação social, que pode ser racionalmente orientada?

Dominação tradicional; • Dominação carismática; • Dominação racional (legal ou burocrática).

Max Weber nasceu em 1864, em uma região que hoje é conhecida como a Alemanha. Um de seus trabalhos mais marcantes foi A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, no qual relacionava a religião (um dos grandes focos de estudo do sociólogo) com o nascimento de estruturas econômicas regidas pelo capital.

Para ele a sociedade é o conjunto das ações dos indivíduos, nas suas múltiplas e recíprocas relações. Weber quer buscar entender a sociedade, na sua totalidade, analisando o conjunto de ações e motivações dos indivíduos, nas suas relações recíprocas e quotidianas.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

Max Weber implementa em suas obras a teoria da ação social. A ação social pode ser definida como qualquer ação que um sujeito realiza no meio social em que ele vive, essa ação deve possuir sentido para quem a pratica.

Ação Social: Todo Comportamento Cuja Origem Depende da Reação ou Expectativa de Outras Partes Envolvidas. É o Indivíduo que, Por Meio dos Valores Sociais e Sua Motivação, Produz o Sentido da Ação Social.

Em suma, a acomodação do poder que se exerce ao direito que o regula.” O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.

Para o autor, a ação social é baseada na conduta dos indivíduos presentes na sociedade. Nesta perspectiva, o objetivo do cientista social é analisar e interpretar as ações sociais que ocorrem no terreno social.

Max Weber

A ação social é um conceito essencial nos estudos sociológicos de Max Weber, estudioso que viveu entre os séculos XIX e XX. Essas ações são o objeto de estudo na teoria do pesquisador, que define alguns tipos diferentes de atitudes da sociedade.