Como matar larvas de mosca em humanos?

Perguntado por: icavalcanti . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

O processo de catação (remoção) é um processo doloroso e deve ser feito o quanto antes para evitar a progressão da doença, já que as larvas destroem rapidamente os tecidos humanos. Para realizar a catação, a região deve estar esterilizada e pode ser recomendado o uso de Ivermectina para prevenir infecções secundárias.

Como tratar miíase em humanos e tirar berne
De modo geral, o tratamento da miíase consiste em remover as larvas da pele. Para isso, é preciso, primeiro, limpar a ferida e anestesiar a região. Depois, com o auxílio de uma pinça, é feita a retirada das larvas, uma a uma.

As cercárias abandonam depois o caramujo, procurando novamente a água. Estas larvas (cercárias) entram no corpo das pessoas pela pele, quando elas tomam banho, lavam roupa ou simplesmente entrar na água. Dentro do corpo das pessoas as larvas são levadas pelo sangue e vão atacar o fígado e os intestinos.

Se a larva morre ou uma parte dela permanece no tecido subcutâneo, pode haver inflamação local, com ou sem infecção. Isso ocorre especialmente quando se tenta espremer o furúnculo ou retirar as larvas com pinças de sobrancelhas.

As larvas permanecem sob a pele, valendo-se do tecido subcutâneo como fonte de alimentação. Caso não sejam extraídas, depois de aproximadamente 50 dias elas atingem a maturidade e caem no solo, onde dão andamento ao ciclo evolutivo até se tornarem insetos adultos.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

Tratamento de larva migrans cutânea
Um preparado de tiabendazol em líquido ou creme ou pomada de albendazol, aplicados sobre a área afetada, trata a infecção de maneira eficaz. Às vezes, os médicos também administram albendazol ou ivermectina por via oral para matar os ancilóstomos e curar a infecção.

A ivermectina na dosagem de 300 µg/kg erradica as larvas de miíases cavitárias sem causar toxicidade ao paciente.

Sintomas da miíase

  • Lesões graves na pele;
  • Inchaço subcutâneo firme;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Dor;
  • Claudicação (cão mancando), quando a miíase afeta as patas;
  • Peritonite;
  • Cegueira (quando a miíase afeta os olhos).

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Tratamento de miíase
A base para o tratamento da miíase após adequada identificação do quadro, envolve remoção mecânicas das larvas. #Ponto importante: Não há indicação de prescrever rotineiramente antibióticos ou antiparasitário, embora a infecção bacteriana secundária possa complicar a infestação.

Em geral, eles se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

A larva do nematódeo penetra na pele e provoca lesões por onde passa. O bicho-geográfico é contraído quando os seres humanos entram em contato com solo ou areia contaminados pelas fezes de animais contaminados.

Prevenção e tratamento
Somente o médico veterinário poderá avaliar se é necessário retirar manualmente a larva, pois isso depende do estágio do ciclo e da situação da ferida e do animal. E o produto mais indicado para evitar e tratar o berne é o Max Prata, da Vansil Saúde Animal.

Se a larva não for retirada e morrer antes de completar o ciclo, o orifício pelo qual o Berne respira vai se fechar. Pode ser ou não absorvido pelo organismo. Caso não seja, o veterinário vai precisar extrair no consultório. Caso uma pessoa leiga tente retirar o Berne e quebre-o, a larva morre.

A ferida do berne costuma ser pequena, como um buraquinho na pele que elimina um pus ou mesmo uma secreção mais amarelada.

“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

Uma pessoa infectada libera os ovos de esquistossoma nas fezes ou na urina. Na água, os ovos liberam larvas imaturas (chamadas miracídios) que entram em tipos específicos de caramujos que habitam a água, se multiplicam e amadurecem em uma forma chamada cercária, que consegue nadar.