Como massagear o canal lacrimal do bebê?

Perguntado por: ubonfim3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Recomenda-se o início das massagens no canto nasal do olho acometido ( onde está o saco lacrimal ) o mais precoce possível. As massagens devem ser realizadas como se estivesse comprimindo, com a polpa digital do indicador, um tubo de pasta de dente com a abertura para baixo.

Olhos, alerta que não há método caseiro para desentupir o canal lacrimal. No caso da obstrução congênita em bebês, a massagem pode ser um tratamento, mas deve ser feita somente após avaliação e orientação médicas.

Esta condição normalmente melhora até o primeiro ano de idade sem nenhum tratamento ou com massagem do saco lacrimal. Na maior parte dos casos é quase tratável, dependendo da causa e da idade do paciente.

Sintomas:

  1. Lacrimejamento;
  2. Vermelhidão;
  3. Inchaço, vermelhidão e dor no canto dos olhos próximo ao nariz ou as vezes abrangendo tanto a pálpebra superior quanto a inferior;
  4. Infecções e irritações recorrentes nos olhos;
  5. Pus (remela) muitas vezes em grande quantidade nos olhos e nas pálpebras.

A maioria dos casos de obstrução do canal lacrimal em bebês ocorre devido ao não rompimento de uma membrana, localizada na região da válvula de Hasner, estrutura que liga o ducto lacrimal à cavidade nasal.

O canal lacrimal entupido é o bloqueio parcial ou completo do sistema de drenagem lacrimal, provocando um acúmulo de conteúdo lacrimal e com isso, as lágrimas transbordam e ocorre lacrimejamento, além de gerar outros sintomas como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, irritados e inchados podendo chegar a uma infecção ...

Causas para canal lacrimal entupido
Infecção do sistema dos dutos lacrimais ou das vias nasais; Lesão ou trauma no olho (O trauma pode ser tão pequeno quanto a entrada de alguma sujeira ou outras partículas estranhas em seu olho, ou tão sério quanto uma pancada na cabeça que fere o olho ou a órbita);

A obstrução das vias lacrimais podem causar além de lacrimejamento, secreção nos olhos e episódios repetidos de inflamações, como se fossem conjuntivites de repetição.

Um bom momento para limpar os olhos do bebê é durante o banho. Umedeça um pedaço de algodão com água morna e passe da pálpebra em direção aos cílios. É necessário trocar o algodão antes de limpar o outro olho. Se houver alguma secreção, ela pode ser removida com uma gaze macia dobrada ao meio.

Basta usar uma compressa esterilizada de soro fisiológico, uma para cada olho. O movimento deve ser de dentro para fora, ou seja, do canto do nasal para a orelha, num movimento único”, ensina.

Entenda o que é o canal lacrimal
Esse fluido é produzido nas glândulas lacrimais, que se localizam abaixo na pálpebra, bem no cantinho superior e lateral dela. Com isso, após serem produzidas, elas fluem naturalmente para a superfície do globo ocular. Depois daí, ocorre o escoamento delas para o canal lacrimal.

Puxe a pálpebra inferior com o dedo (para expor o saco conjuntival) Incline o bico do frasco para baixo, pingue a gota no meio do saco conjuntival. Feche os olhos por um minuto (evite ficar piscando) Pode-se comprimir gentilmente o saco lacrimal no canto interno dos olhos (ao lado do nariz) durante um minuto.

Quando a obstrução é persistente, um ou mais dos seguintes tratamentos podem ser recomendados: massagem no saco lacrimal, colírios antibióticos tópicos, sondagem e / ou intubação do canal lacrimal.

Os primeiros choros dos bebês não têm lágrimas
As lágrimas, porém, só começam a aparecer a partir de um ou dois meses. Isto porque eles ainda não precisam umidificar os olhos.

O procedimento cirúrgico chamado de DCR – Dacriocistorrinostomia é comum para tratar as vias lacrimais. Durante o procedimento um buraco é criado entre o saco lacrimal e o interior do nariz, ou seja, esse método abre a passagem para as lágrimas escorrerem do nariz novamente.

Canaliculite é a inflamação do canalículo (em geral causada por infecção). O canalículo (plural: canalículos) é um canal curto próximo do canto interno da pálpebra através do qual as lágrimas escoam para o saco lacrimal. (Cada olho possui dois canalículos, um para a pálpebra superior e um para a pálpebra inferior.)

Em geral, a dacriocistite aguda é tratada com um antibiótico tomado por via oral. Se houver febre ou se a infecção for grave, pode ser necessário administrar antibióticos por via intravenosa. A aplicação de compressas quentes sobre a área afetada, várias vezes ao dia, também ajuda.