Como Maria você disse sim à Deus?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Demonstrando o alcance de sua santidade, a Virgem Maria disse: sim, faça-se, cumpra-se! “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra! ”.

Dia 25 de março é a Festa da Anunciação
O Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus, foi enviado a Maria, que morava em Nazaré, com um recado do Céu. A saudação foi aquela que repetimos até hoje: “Ave, Maria, cheia de Graça!”... e Isabel continuou: “O senhor é convosco, bendita sois vós, entre as mulheres!

Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

O chamado de Maria
A história de Maria no livro de Lucas começa com a aparição do anjo Gabriel, o mesmo anjo que aparecera anteriormente a Zacarias no templo (ver Lucas 1:11, 19, 26). Quando Gabriel aparece, Maria é uma jovem que estava noiva de José (ver Lucas 1:27).

Maria, passa na frente e vai abrindo estradas e caminhos, abrindo portas e portões, abrindo casas e corações. A mãe indo na frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção. Maria, passa na frente e resolve aquilo que somos incapazes de resolver.

Quando digo Ave, Maria, os céus sorriem, os anjos rejubilam, o mundo se alegra, treme o inferno e fogem os demônios. Vós sois, ó Maria, a filha do altíssimo Pai Celestial, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Esposa do Divino Espírito Santo.” (São Francisco de Assis).

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos, o filme “vida Maria” (Ceará, 2006) é uma pequena produção com uma mensagem enorme: a valorização da educação nos primeiros anos de vida.

Além disso, Maria foi também exemplo de obediência obediente aos anseios de Deus, que incubiu a ela uma missão extraordinária: dar à luz ao Salvador. Disse “sim” ao Senhor, o obedeceu em tudo, respeitando de livre e espontânea vontade a autoridade e os planos divinos.

O amor a Maria ensina a desprezar o mundo e a servir a Deus na humildade. O amor a Maria sempre afasta o mal e reconduz à prática do bem”. (Tomás de Kempis). Quem ama a Maria habitua-se a dizer, de coração, inúmeras vezes ao dia: Ave, Maria!

A jovem Maria, do alto dos seus catorze ou quinze anos, declarou: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra!” (Lc 1, 38). Com essas palavras, Ela nos ensina que ser humilde significa viver segundo a vontade de Deus e sempre em sintonia com Seus Mandamentos e ensinamentos.

A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.

Deus dá a Maria, em nossas vidas, o lugar que Ele lhe dá em Sua vida.

Maria

Maria é a mãe espiritual de cada um dos resgatados e da própria Igreja. Mas quando procuramos conhecer melhor esta doce figura do cristianismo, algumas dúvidas podem surgir em nossa mente. Como devemos entender a relação de Maria com a missão redentora de Cristo e com a Igreja?

Confira as dicas!

  1. Silêncio interior.
  2. Escuta atenta.
  3. Acolhimento generoso.
  4. Busca pela vontade de Deus.
  5. Disponibilidade.
  6. Confiança em Deus e em suas promessas.
  7. Coragem.

Nessa história, o Salvador nos ensina a mostrar misericórdia pelo próximo, oferecendo alimento, abrigo e cuidados a qualquer pessoa necessitada (ver Lucas 10:30–37). Os atos de Marta ocupada com “muito serviço” (Lucas 10:40) indicam sua aceitação e interpretação desse princípio conforme ela colocava a fé em ação.

A mulher precisa aprender a se colocar no tempo de Deus. É preciso olharmos para as virtudes da Virgem Maria, para que possamos ser humildes, ter confiança, pureza, simplicidade e humildade”, diz.

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Continuar lendo O que é SIF SIE é sim?