Como Maria mãe de Jesus ficou grávida?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Segundo Mateus 1,18-24, Maria ficou grávida por obra do Espírito Santo. Como muitos noivos poderiam fazer, também José pensou em deixá-la, evitando denunciá-la, porque ela poderia ser apedrejada em praça pública. Mas Deus se antecipou para que José também não tomasse uma decisão precipitada.

Mas há indícios que permitem acreditar que ela teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Meditemos, juntos, o 32º dia da gestação de Maria
Neste dia, 25 de abril, Maria se recorda que faz um mês que recebeu a visita do anjo Gabriel e que será a Mãe do Salvador.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs.

Portanto, quando dizemos “Maria Passa na Frente”, na verdade estamos pedindo para que ela coloque Jesus na frente. Além disso, a sua mão direita está colocada para trás e isso representa um nobre gesto. É como se ela dissesse a nós: “Venha, segure a minha mão que vou te levar sob a minha proteção”.

Isabel é citada como prima de Maria, a mãe de Jesus, embora haja ocasiões em que simplesmente a ela se referem como parenta de Maria. Essa, tão logo recebe a notícia de que será mãe do Filho de Deus, e que sua prima igualmente concebera, encontrando-se no sexto mês de gravidez, a vai visitar.

Sua história nos lembra que Deus conhece todos os Seus filhos e que Ele chama homens e mulheres comuns para participar de maneiras extraordinárias para ajudar a edificar Seu reino. Ela se tornou a primeira discípula de Jesus e, portanto, ela é um modelo para todos os que escolhem segui-Lo.

Maria intercede por nós (Lc 1,39-47)

A data da solenidade oficialmente é no dia 15 de agosto, sendo instituída por Pio XI, que proclamou o Dogma da Assunção de Maria.

Teria se casado com 14 ou 15 anos. Nos Evangelhos, a profissão de José é citada como "carpinteiro", mas o termo grego que designa a profissão está mais próximo de "construtor", aquele que trabalhava com madeira, pedra ou ferro.

Maria, por toda a sua vida, foi uma mulher que se colocou como serva, comportou-se como uma discípula do Senhor Jesus, a filha de Deus Pai que seguiu os passos do Mestre Jesus. Ela é a Mãe do Senhor, a Mãe do Salvador.

Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.

A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória.

A imagem de Nossa Senhora do Ó representa a Virgem Maria nos últimos dias da gravidez do Menino Jesus. É comumente conhecida como Nossa Senhora Grávida ou Nossa Senhora da Expectação, ou seja, representa a expectativa de Jesus vir ao mundo como o Salvador.

Nossa Senhora Grávida também é conhecida como Nossa Senhora da Expectação, que remete a expectativa para o nascimento de Jesus e Nossa Senhora do Ó, que é uma invocação originária da Espanha. A denominação surgiu a partir do “Ó”, que vem das expressões contidas nas orações litúrgicas que antecediam o Natal de Jesus.

Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica crucificação, já que as leis romanas reservava esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos.

Tiago, o Justo

Tiago, o Justo, era irmão de Jesus.

Além de primo de Jesus. Sua mãe, Isabel, era prima de Maria, João ainda no ventre da mãe celebrou Jesus também no ventre de Maria como vemos em Lucas.