Como manter o hipotálamo saudável?

Perguntado por: operes . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O consumo de gorduras boas, como ômega-3, ômega-6 e ômega-9, melhoram os níveis de colesterol no sangue, a saúde do sistema nervoso e reduzir a inflamação no corpo. O objetivo é equilibrar o metabolismo e desinflamar o hipotálamo.

O hipotálamo regula o metabolismo a partir de sua ação sobre os centros de comandos de diversas funções do organismo. Além disso, essa região do cérebro controla o sistema endócrino, agindo diretamente sobre a glândula hipófise e indiretamente sobre outras glândulas.

Hipófise. As conexões eferentes do hipotálamo com a hipófise permitem que ele module o sistema endócrino e o equilíbrio hormonal do organismo.

Os sintomas incluem dor de cabeça grave, rigidez do pescoço, febre, defeitos do campo visual e problemas com movimentos dos olhos. A hemorragia causa inchaço da hipófise, que pressiona o hipotálamo, resultando em sonolência ou coma.

O hipotálamo libera substâncias que estimulam ou inibem a produção de hormônios pela hipófise. Por esses motivos, tanto doenças do hipotálamo como da hipófise podem afetar outras glândulas e causar diversos sintomas diferentes, dependendo do excesso ou falta de hormônios e de quais hormônios foram afetados.

A etiologia inclui doença hipotalâmica, doença do pedículo hipofisário ou anomalia funcional, como ocorre na associação com hiperprolactinemia, excesso de cortisol, anorexia nervosa, insuficiência adrenal secundária ou hipotiroidismo secundário.

hormônio tireoestimulante

A exposição prolongada ao frio pode levar a uma regulação hormonal controlada pelo hipotálamo, que induz a hipófise a secretar o hormônio tireoestimulante (TSH) fazendo com que a taxa metabólica aumente e mais calor seja produzido pelo corpo.

Quando os níveis de hormônios tireoidianos no sangue diminuem abaixo dos níveis normais, o hipotálamo secreta o hormônio liberador da tirotrofina (TRH), o qual age na hipófise, induzindo-a a secretar o TSH.

Em áreas do hipotálamo conhecidas como núcleo paraventricular e núcleo supraóptico estão agrupados os neurônios que produzem a ocitocina e vasopressina, neuro-hormônios armazenados e liberados pela neuro-hipófise.

São sinais e sintomas da deficiência de hormônio de crescimento: baixa estatura com baixa velocidade de crescimento; cabelos finos; voz estridente; maturação óssea e dentição atrasada.

O hipotálamo anterior ativa mecanismos de dissipação de calor: vasodilatação cutânea; sudorese; respiração ofegante. O hipotálamo posterior ativa mecanismos de conservação de calor: vasoconstrição cutânea; tremor muscular; sensação de calafrio e tremor involuntário com a finalidade de produzir calor.

O hipotálamo coordena as respostas orgânicas que permitem a manutenção da temperatura corporal em intervalos estreitos, sendo o hipotálamo anterior responsável pelas respostas reflexas em situações de calor (aumento da taxa de transpiração e promoção da vasodilatação periférica, por exemplo) e o posterior pelas ...

Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz ou distribui diferentes hormônios: GH (hormônio do crescimento), prolactina, ACTH, TSH, LH, FSH, ADH e ocitocina.

As principais doenças da hipófise são causadas pela produção desbalanceada de hormônios regulados ou secretados pela glândula. Normalmente, isso acontece devido a um tumor benigno na região.

A função da hipófise é verificada por meio da dosagem dos hormônios no sangue. O tratamento depende da causa do aumento Por exemplo, se o aumento for devido a um tumor, é possível que o tumor seja tratado com cirurgia, radioterapia ou medicamentos, dependendo do tipo e tamanho do tumor e dos sintomas que ele causa.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente à noite; Não ser uma pessoa sedentária, ou seja, fazer pelo menos 150 minutos de exercícios semanalmente; Ter uma boa noite de sono; Ter níveis adequados de magnésio e de Vitamina B6.

O hipotálamo é uma região do diencéfalo, que faz a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino. É ele quem coordena a atividade da hipófise, por meio de hormônios liberadores. Ou seja, algum estímulo chega ao hipotálamo e estimula a liberação de determinado hormônio liberador.

Entre outros, podem ser solicitados: Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

A causa mais comum de hipo ou hipersecreção hipofisária é um tumor hipofisário ou hipotalâmico. O tumor tende a produzir aumento da sela (sela túrcica). Por outro lado, uma sela aumentada pode representar a síndrome da sela vazia se não houver distúrbios endócrinos ou visuais.

Tratamentos. Os tumores de hipófise podem ser tratados com medicamentos, cirurgia ou ambos. “A cirurgia, na maioria dos casos, é indicada para os casos de tumores grandes, com compressão de estruturas vizinhas”, explica a médica.