Como manter o equilíbrio mental e emocional?

Perguntado por: rribeiro2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

5 maneiras de conquistar o equilíbrio emocional

  1. Aprenda a driblar os sentimentos negativos. ...
  2. Não ultrapasse os seus limites. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Leia sempre. ...
  5. Reserve um tempo só pra você

O envelhecimento leva a um desgaste natural destas estruturas, mas doenças como catarata, parkinson, problemas neurológicos, diabetes, artroses, AVC, etc, também podem comprometer o funcionamento do sistema de equilíbrio corporal, causando tonturas, mal estar, além de contribuir muito para o risco de quedas.

Pular amarelinha ajuda a desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico. Esta é uma atividade super antiga e a maioria das crianças já conhece.

Perdoar e aprender a lidar com o ego é um dos primeiros passos para deixar as emoções fluírem. Outra dica é identificar a dor emocional e, depois, se colocar no lugar de quem lhe ofendeu. Assim, é possível entender as razões de a pessoa ter agido de certa maneira.

Jeremias 29:11 é uma das passagens mais citadas das Escrituras e por boas razões. Nos dias em que nos sentimos perdidos, ansiosos e fora de controle, é um lembrete poderoso de que podemos confiar nosso futuro a Deus, não importa o quão desconhecido e incerto possa ser.

  1. Equilibrar razão e emoção. A comum frase que diz “nenhum excesso é bom” tem bastante peso aqui. ...
  2. Buscar autoconhecimento. ...
  3. Pensar antes de agir. ...
  4. Identificar suas fraquezas. ...
  5. Exercitar a autoconfiança. ...
  6. Aprender a dizer não.

Os primeiros sintomas físicos de uma crise nervosa iminente são aumento da frequência cardíaca, tonturas, náuseas e respiração acelerada. Ao chegar no auge da crise, a pessoa pode chorar incontrolavelmente e até mesmo ter um ataque de raiva.

A alimentação emocional é quando uma pessoa come mesmo sem fome, em resposta ao aparecimento de emoções específicas. A comida se torna uma fonte imediata de conforto emocional para lidar com sentimentos difíceis, como angústia, vergonha, raiva e estresse.

Seus principais sintomas são as tonturas e vertigens. Em outros casos, também pode vir acompanhada de náuseas, vômitos, sudorese, alterações gastrintestinais, perda de audição e zumbidos.

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.

Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.

Atualmente, os testes clínicos mais descritos na literatura são o timed up and go (TUG), escala de equilíbrio de berg (EEB), teste de alcance funcional (TAF), escala de Tinetti (POMA), teste de performance física (PPT), equiscale e a escala activities-specific balance confidence (ABC).

O equilíbrio da vida está ligado ao autoconhecimento e ao autocuidado. É que de todos os itens, a saúde física e mental são os mais importantes. Se eles não estiverem bem, nenhum outro consegue ter bom funcionamento. É como um carro sem bateria: todo o resto pode estar funcionando, mas não vai dar a partida.

Como desenvolver a Inteligência Emocional em 6 passos

  1. 1 – Fique atento ao seu comportamento. ...
  2. 2 – Desenvolva a empatia. ...
  3. 3 – Aprenda a lidar com as suas emoções. ...
  4. 4 – Deixe de lado o medo de se expressar. ...
  5. 5 – Trabalhe sua autoconfiança. ...
  6. 6 – Controle suas emoções negativas.

Dicas para equilibrar corpo e mente

  1. Alimente-se bem. Nossas escolhas alimentares refletem diretamente no corpo e na mente. ...
  2. Durma bem. Noites mal dormidas faz com que a pessoa não descanse suficiente e que suas células não se regenerem, acelerando o processo de envelhecimento. ...
  3. Tenha atitudes positivas. ...
  4. Medite.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.