Como manter o alecrim fresco?

Perguntado por: garruda . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Cebolinha, Tomilho e Alecrim: O ideal é embrulhar em plástico filme, sem apertar porque a umidade vai fazer com que estrague mais rápido e mantenha na parte mais quente da geladeira. E só lave quando for usar.

A higienização consiste em lavar em água corrente, deixar de molho em água por 15 minutos (a cada litro de água usar 1 colher de sopa de água sanitária rotulada para uso em alimentos). Após escorrer a água e enxaguar em água corrente.

Como consumir o tempero alecrim
A erva pode ser ingerida in natura, como tempero, em pó ou ser usada na forma de óleo. Combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

Geralmente, o alecrim não suporta temperaturas muito baixas, embora as plantas mais velhas sejam mais resistentes, o ideal é protegê-la de geadas ou do frio extremo. Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia.

Para que serve o alecrim? Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.

Ervas frescas podem durar mais de uma semana na geladeira desde que sejam armazenadas corretamente.

Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (precisa tirar bem o ar na hora de fechar). Elas vão de lá direto pro molho, por exemplo. Outro jeito é picar e congelar na forma de gelo com azeite.

Use latas de metal ou recipientes de cerâmica
Eis 2 excelentes locais para guardar as suas folhas de chás da melhor forma possível. Esses dois tipos de recipientes conseguem manter o chá no escuro, ou seja, longe da ação da luz solar. Portanto, você não precisa se preocupar onde vai guardar.

Atrai felicidade e harmonia
Esta planta é capaz de afastar infelicidade, maus pensamentos e negativismo. Portanto, o efeito direto disso será a atração de felicidade e harmonia para o local desejado.

As pessoas mais vividas costumam colocar um raminho de alecrim dentro da fronha do travesseiro para estimular o sono e evitar pesadelos. O óleo essencial de alecrim é um excelente aromatizador de ambientes, trazendo em sua fragrância elegância e frescor.

A flor do alecrim está associada à coragem e fidelidade. De igual forma, significa bom ânimo, confiança e espiritualidade. As suas flores transmitem um sentido de bem-estar e por esse motivo estão muitas vezes presente em reuniões familiares.

Esta planta tem propriedades sedativas que podem ter um impacto positivo na qualidade do sono. Alecrim: O alecrim é uma erva perene, nativa da região do Mediterrâneo. Mostrou ser eficaz em aumentar a memória e a qualidade total do ar no quarto.

Depois de macerar o alecrim em álcool, obtém-se uma solução que costuma ser usada de forma tópica para tratar problemas de pele ou circulatórios e reduzir as dores musculares. Além disso, possui uma elevada atividade antioxidante que o torna ainda mais benéfico para o organismo.

Quem não deve tomar o chá de alecrim? Apenas pessoas acima de 12 anos de idade podem ingerir o chá de alecrim. Além disso, o uso é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade ao alimento, com doenças hepáticas, gestantes e lactantes. O uso excessivo pode levar a problemas renais.

O alecrim se adapta a qualquer tipo de solo, mas prefere os secos, arenosos e bem drenados. Quanto a localização, é muito importante lembrar que para o cultivo ocorrer de forma correta, o local em que ele será plantado deve receber luz solar de uma forma que o atinja diretamente, por, pelo menos, 5 horas diárias.

O ideal na hora de definir como plantar alecrim em vaso é optar por um solo leve e bem drenado, com característica areno-argilosa, pH neutro ou levemente alcalino. Procure um lugar bem iluminado para colocar o vaso e deixar a plantinha crescer. Ela vai precisar de muita luz diariamente.

Muita ou pouca água
Se o alecrim estiver com aparência seca e não parecer saudável, observe o solo. Se ele estiver seco, aumente as regas, mas coloque pouca água por vez. Deixe o solo secar entre as regas e coloque água nos cantos do vaso para impedir que as raízes apodreçam.

Por causa de seu aroma marcante, o alecrim pode ser utilizado para acabar com a halitose. Basta mastigar folhas da erva durante alguns minutos para notar os efeitos.

Chá de alecrim: a nossa última dica de chás para relaxar e auxiliar no sono é o que leva folhas de alecrim. Deve-se utilizar 10 gramas da folha para cada 200 ml de água quente, depois coar e consumir.

Além disso, os benefícios do alecrim para o cabelo estão ligados ao fato dele estimular os folículos capilares, o tornando uma ótima alternativa para fortalecimento dos fios, prevenção de queda e até mesmo ajudar no crescimento do cabelo.