Como manter a vida útil do motor?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
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7 passos para aumentar a vida útil do motor do carro

  1. Mantenha o fluido de arrefecimento e do óleo em níveis adequados. ...
  2. Substitua o filtro de óleo periodicamente. ...
  3. Troque o óleo periodicamente. ...
  4. Verifique o nível da água do radiador. ...
  5. Fique atento às luzes do painel. ...
  6. Faça o alinhamento e balanceamento das rodas.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

Antecipar as necessidades de manutenção é a melhor forma de amenizar a degradação do sistema. Portanto, o ideal é inspecionar e trocar as peças antes e durante a revisão preventiva. Dessa forma, você evita que componentes desgastados causem problemas em itens próximos.

Aceleradas desnecessárias só aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor. Parado, não fique acelerando. Também não acelere na hora da partida e quando for desligar o motor. No momento da arrancada, pise no acelerador somente o necessário.

Misturar lubrificantes e fluidos de diferentes marcas e especificações causa perda de desempenho, desgaste em sistemas e, consequentemente, danifica as peças até estragar o motor do seu carro.

Cerca de 80% do desgaste do motor acontece na partida a frio devido à falta de lubrificação momentânea.

Para que o motor tenha um ótimo desempenho, a melhor forma é realizar a troca dos filtros regularmente. Eles são responsáveis por segurar as impurezas que possam passar para o motor. Existem no mercado alguns filtros que prometem uma entrada de ar significativa na mistura, que pode aumentar a potência do motor.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

3 anos

Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem, haverá desgaste.

A vida útil do motor de um veículo é avaliada conforme a quilometragem rodada. Dessa forma, é possível checar os desgastes e o desempenho do automóvel. No entanto, um motor de três cilindros pode percorrer mais de 100 mil quilômetros, como nos veículos Ford Ka e Chevrolet Onix.

Não utilize produtos derivados de petróleo, como desengraxantes, detergentes (nem mesmo o neutro) ou sabão em pó para evitar a corrosão de componentes internos de borracha do compartimento do motor.

“Algumas áreas que é preciso proteger são as velas, componentes elétricos, chicotem, módulo e assim vai. Plásticos ou panos de microfibra são usados para fazer a vedação e não deixar água passar”.

Com o motor quente, o óleo passa por estes espaços e esquenta, e então ele é bombeado para o radiador, onde é resfriado (pelo ar). Este tipo de refrigeração é mais eficiente do que a refrigeração a ar, mas possui o inconveniente de exigir atenção redobrada com o nível de óleo, pois é comum que ele baixe.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

Causas possíveis
Mistura de líquido de refrigeração no óleo do motor. Baixa qualidade do óleo de motor. Afogamento por combustível devido à combustão incompleta em virtude de falhas na preparação de misturas. Falhas no sistema de ignição (falhas de ignição).

Perda de potência, ruídos e fumaça podem ser indícios que o caminhão está com o motor “cansado”. “Um dos principais sinais de desgaste é a perda de potência.

Manter o nível correto do líquido de arrefecimento e do óleo do motor, realizar a troca nos período recomendado pela montadora de acordo com o manual do veículo são alguns deles. Além disso, é importante realizar testes periódicos na bateria do carro para verificar se a sua capacidade de carga está adequada.

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

Nos motores Flex, todo o tratamento de revestimento das peças que ficam em contato com o combustível foi dimensionado para o etanol hidratado, que em comparação à gasolina tem maior impacto quanto à oxidação.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Acelerar subitamente o carro tem como consequência um brusco aumento no giro do motor, o que também implica no tópico anteriormente mencionado. Com a emoção de um carro novo, alguns proprietários também querem testar até onde o motor vai, bem como sua resposta ao pisar no acelerador.