Como manter a fé em tempos difíceis?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Descubra como manter a fé em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

A confiança em Deus é algo de suma importância para superar momentos difíceis. É ela que nos dá forças para fazer brotar a persistência e criatividade necessárias para seguirmos em frente. É nela que germina a nossa certeza de que os planos divinos nos reservam um amanhã melhor.

7 Dicas para superar momentos difíceis

  1. Livre-se do julgamento e aceite a realidade. ...
  2. Concentre apenas 20% do seu tempo no problema. ...
  3. Entenda que os problemas não são constantes. ...
  4. Reconheça que passado pertence ao passado. ...
  5. Observe a situação de fora. ...
  6. Aprenda com os problemas. ...
  7. Valorize o lado bom da vida.

Mas, afinal, como lidar com as emoções diminuindo e a dor emocional?

  1. Reflita bem antes de tomar decisões e atitudes. ...
  2. Aceite o que não pode mudar. ...
  3. Busque ouvir seu interior e pense positivamente. ...
  4. Desapegue-se daquilo que não te faz bem. ...
  5. Reze, pratique atividade física e relaxamento.

4 dicas para desenvolver o hábito de orar e crescer...

  1. Planeje-se. O dia a dia de todos nós está bastante corrido e não é raro ouvirmos as pessoas reclamando sobre a falta de tempo. ...
  2. Reserve um lugar para suas orações. ...
  3. Fuja da procrastinação. ...
  4. Utilize materiais que auxiliem.

5 passos para crescer na confiança em Deus

  1. 1 Busque constantemente a Vontade de Deus. ...
  2. 2 Cultive uma vida interior. ...
  3. 3 Medite com frequência nas Sagradas Escrituras e aumente sua confiança em Deus. ...
  4. 4 Viva uma devoção profunda à Maria e a S. ...
  5. 5 Guarde a fé que a Igreja professa. ...
  6. Os frutos da confiança em Deus.

Deus tem todo poder
Ele inabalável e nem pode ser destruído. Todas as coisas foram criadas por Deus e Ele tem poder sobre toda a criação. Ninguém consegue impedir os planos de Deus de acontecerem. Quando depositamos a nossa confiança nele, estamos fundamentando a nossa fé na Rocha inabalável que é o Senhor!

A importância das boas obras
A Graça de Deus envolve amor, bondade, sabedoria, misericórdia, perdão e justiça. Ela chegou até nós quando acreditamos que Jesus é o Senhor.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Quem tem um coração puro vive para agradar a Deus, obedecendo aos Seus mandamentos. O ser humano nasce com o coração impuro, porque o pecado corrompeu a humanidade. Sozinho uma pessoa não consegue se purificar, porque só Deus tem poder para limpar os corações do pecado.

Demonstramos nossa fé por nossas obras.
As pessoas do mundo podem dizer que acreditam em Jesus Cristo. Sim, mas há algo mais a fazer além de crer em Cristo. Precisamos arrepender-nos de nossos pecados, ser batizados para sua remissão e receber o Espírito Santo. Essa é a doutrina ensinada por Cristo e Seus Apóstolos.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Segundo a pesquisa, pessoas religiosas têm mais equilíbrio para lidar com situações de caos, como doenças e morte, devido ao sentido que as religiões dão a estes acontecimentos. Por exemplo, os cristãos pregam que o sofrimento faz parte da trajetória de qualquer pessoa, que são provações pelas quais todos devem passar.

Faça com que a sua vontade se imponha sobre a sua mente, e a razão se imponha sobre o coração. Aceite o fato de que você precisa encontrar essa força, mesmo que doa. Seja corajoso para tomar a decisão de controlar os seus pensamentos. “A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage a isso”.

Converse com Deus
Confie-Lhe tudo o que vai na sua mente, reconhecendo que a Sua sabedoria e o Seu tempo são maiores do que os seus. Pode perguntar-Lhe o que Ele deseja que faça. Partilhe com Deus os seus sentimentos sobre outras pessoas. Pode orar pelas necessidades delas, ou perguntar como pode amá-las e ajudá-las.

3 práticas essenciais para construir relacionamento com Deus

  1. 1 . Faça seu devocional diário. Se o seu desejo é ter um profundo relacionamento com Deus a ponto de ser chamado seu amigo, o primeiro passo a ser dado é buscar sua presença. ...
  2. 2 . Mantenha uma vida de oração. ...
  3. 3 . Invista na leitura de livros cristãos.

Como podemos ouvir a voz de Deus?

  1. Ir ao templo. Muitas pessoas se reuniram ao redor do templo na terra de Abundância (ver 3 Néfi 11:1). ...
  2. Sentir o poder. A princípio, os nefitas ouviram “uma voz mansa”, mas “não entendiam a voz” (3 Néfi 11:3). ...
  3. Aguçar os ouvidos. ...
  4. Procurar a fonte.

A falta de relacionamento com Deus mata a nossa confiança nEle. Afinal, como confiar em alguém que a gente nem conhece? O grande erro é que o “conhecemos” de ouvir e não de ter intimidade, quando há intimidade, existe o entendimento que o caráter dEle é reto.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

Quem confia em Deus obedece à Sua Palavra
Quem confia no Senhor reconhece a importância da Palavra como meio de conhecimento dos Seus atributos e da Sua vontade. Além de conhecer os mandamentos, quem crê também os põe em prática. A obediência é uma maneira de mostrar a confiança no Senhor e nos Seus ensinos.