Como manter a calma quando chega a tempestade?

Perguntado por: avargas3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Concentre-se em sua respiração, muitas pessoas hiperventilam em situações de estresse, controle sua ansiedade, pense com clareza sobre qual a melhor maneira de lidar com a situação. Lembre-se das coisas simples como vestir agasalhos e anorak para se proteger do frio.

A astrofobia pode ser tratada com tratamento psiquiátrico, psicológico e em casos mais graves com remédios para ansiedade para evitar que o transtorno atrapalhe o dia a dia do seu portador.

A terapia cognitivo-comportamental e a terapia comportamental são as mais indicadas para esse tipo de caso, atuando diretamente sobre a fobia.

Não deite no chão. Cuidados em casa durante a tempestade: Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; • Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); • Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador. Isso porque a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se expandir, de maneira a atingir o dispositivo móvel.

Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.

Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada. Isso porque uma tempestade com ventos pode danificar a rede elétrica, sem contar que os raios podem fazer com que uma descarga elétrica maior seja conduzida até as casas. Assim, o celular pode sim queimar.

João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, foi a cidade com maior incidência de raios em todo o estado em 2022, com 303.751 raios. O levantamento foi feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A astrofobia é o medo irracional, fóbico, de raios e de trovões que, segundo pesquisas recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), afeta, aproximadamente, 5% da população mundial.

O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.

O Medo de Tempestade e Fenômenos da Natureza está sempre relacionado a um ou mais eventos traumáticos ocorridos em algum momento da vida. Essas memórias traumáticas ficam armazenadas em nosso banco de memórias, passando a influenciar o nosso inconsciente.

Se trata de uma brontofobia. É um medo de raios, trovões e tempestades. Trata-se de um medo exagerado, irracional e incontrolável que costuma resultar em sintomas físicos, cognitivos e comportamentais. E normalmente a pessoa tenta evitar ou fugir dessas situações.

Esta e outras fobias, como a brontofobia (fobia de tempestades), anemofobia (fobia de rajadas de vento) podem promover a perda de capacidade de condução pelos condutores, fomentando a insegurança.

Abrigue-se em moradias ou prédios que (preferencialmente) possuam pára-raios, ou abrigos subterrâneos como metrôs ou túneis. Estes são os locais mais seguros para se estar durante uma tempestade.

Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone. Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.