Como manipular a mente de uma pessoa?

Perguntado por: eboaventura7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Como manipular a mente humana com dicas práticas

  1. Olhe nos olhos das pessoas. Se você quer convencer alguém de algo, olhe bem nos olhos dela. ...
  2. Exerça o toque. ...
  3. Faça uma lista. ...
  4. Comece por algo pequeno. ...
  5. Provoque um “não” maior. ...
  6. Fale devagar e relaxado. ...
  7. O progresso é mais importante. ...
  8. Campo visual.

Tipos de manipulação

  • Tratamento de silêncio.
  • Gaslighting.
  • Transferência de culpa.
  • Alienação.
  • Abuso de gratidão.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Os manipuladores emocionais são experts em distorcer fatos e isolar acontecimentos, contando no momento e da maneira que mais lhe convém. Assim, conseguem manipular pessoas e circunstâncias para que os resultados sejam do jeito no qual planejaram, tendo uma falsa ilusão de que estão no controle de qualquer situação.

Manipulação pode ser um transtorno psicológico, diz psiquiatra - Folha de Boa Vista. Manipulação psicológica pode ser definida como o exercício de influência indevida através da distorção mental e exploração emocional, com a intenção de tomar o poder, controle, benefícios e privilégios às custas da vítima.

O que é manipulação emocional? A manipulação emocional pode ser descrita como uma série de condutas utilizadas por uma pessoa para conseguir o que quer de outra. São usados gestos, palavras, ações, pressão psicológica e sentimentos para influenciar o outro a fazer alguma coisa ou a se portar de uma determinada maneira.

Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

Quando você deixa de estabelecer limites, a tendência é sempre que pessoas manipuladoras e aproveitadores se aproximem de você, já que para elas, você sempre irá suprir os desejos e necessidades dela. Tenha em mente que você não deve sacrificar sua sanidade mental e se sabotar para agradar os outros.

Aqueles que manipulam, o fazem principalmente para ganho próprio, além de apresentarem uma personalidade egocêntrica e narcisista. Essas características fazem com que a pessoa necessite se destacar em alguma forma, assim manipulando a opinião daqueles ao seu redor para se depreciar e reconhecerem a importância dela.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Os manipuladores dão um tratamento silencioso após uma discussão como uma tentativa de fazer você se sentir culpado ou forçá-lo a se desculpar. Eles fazem isso para tomar o poder em um relacionamento, ou como punição por não fazerem o que querem.