Como mandar um e-mail para solicitar algo?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.

Seja gentil e atencioso: ao mandar um e-mail formal solicitando algo é fundamental deixar esclarecer a necessidade do pedido de maneira educada e refinada. Usar o 'por favor' ou 'por gentileza' antes ou depois do pedido dá o tom formável e agradável que um pedido de solicitação precisa ter.

"Bom dia", "olá", "abraços" são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos/conhecidos. Reconheça seu interlocutor. Deixe claro o objetivo da mensagem e procure escrever uma frase final para retomá-lo.

Como devem ser os e-mails informais
É possível iniciar a conversa com um "Olá", por exemplo, e finalizar com um "Até mais". A assinatura também pode ser mais simples, mas é recomendado manter um padrão que transmita profissionalismo (nome e setor do colaborador, por exemplo).

Comece sempre com uma saudação que se adeque a relação que você tem com o outro. Termos como “Fulana, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, ” Caro Fulano, boa noite!”, sempre caem bem. Se você ficar trocando e-mails com a pessoa ao longo do dia, não precisa saudá-la o tempo todo, basta apenas chamá-la por seu nome.

O que é um email formal? Você sabe que formal é um termo que pode ser aplicado em muitos contextos. A formalidade geralmente é usada quando não há familiaridade entre as pessoas em um diálogo, ou quando a hierarquia entre cargos é relevante para a conversa e mesmo em eventos sociais.

Se enviar um arquivo ou imagem em anexo ao escrever e-mails, é de bom tom mencionar que você anexou ao e-mail. Mesmo que esteja simbolizado com a imagem de um clipe, o aviso pode passar despercebido.

Passo a passo para fazer um requerimento

  1. Escolha o tipo de requerimento que precisa. Quando uma pessoa faz um requerimento tem um objetivo, que é dirigir um pedido a alguém - um documento, uma ação, uma informação. ...
  2. Seja claro e atenda às formalidades. ...
  3. Escolha um modelo e preencha. ...
  4. Se preferir, crie o seu próprio modelo!

Se vamos pedir um favor, solicitar uma ajuda, requisitar algo,… é imperativo que esse pedido seja feito da forma mais educada possível, preferencialmente acompanhado de um sorriso e de uma atitude reverente. As pessoas respondem mais favoravelmente quando são tratadas com educação e respeito.

Não deixe de cumprimentar
Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

5 Exemplos de Como Finalizar Um Email

  1. Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  2. Aguardo a sua resposta.
  3. Não hesite em contatar-me.
  4. Atenciosamente.
  5. Cordialmente.
  6. Com os meus melhores cumprimentos.
  7. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  8. Sempre às ordens.

Qual é o correto: "segue anexo" ou "segue em anexo"? As duas expressões estão corretas e costumam ser usadas para indicar arquivos que serão enviados por e-mail. No entanto, o mais recomendado é "segue anexo", evitando o uso da preposição "em" na linguagem jurídica.

Dicas de como escrever e-mail corporativo

  1. Fique atento à linguagem.
  2. Seja sucinto no título.
  3. Só alongue a mensagem se for importante.
  4. Fique atento às regras de educação.
  5. Não esqueça de assinar.
  6. Revise a mensagem.

Introdução: aqui, o remetente deve fazer uma breve apresentação de si mesmo ao seu emissor. Desenvolvimento: onde são apresentados os motivos da carta, bem como os argumentos fundamentais para persuadir o leitor. Conclusão: trata-se de um encerramento, reforçando a importância do pedido.

Inicie o texto principal da sua carta com uma adequada saudação respeitosa.

  1. Se você conhece a pessoa a quem está escrevendo, pode usar seu primeiro nome, por exemplo, "Caro Renato". ...
  2. Se você não sabe o nome da pessoa a quem está escrevendo, use uma saudação como "Caro senhor ou senhora," ou "A quem interessar possa".

Formule seu pedido cuidadosamente.
Então, sem demorar, explique o que você quer. Faça uma pergunta direta para saber se a pessoa poderá ajudá-lo. Não dê espaço para nenhum mal entendido. Se o assunto é importante a ponto de você pedir um favor, deve tratá-lo diretamente.

Dílson Catarino na Gramática Online: Por favor é uma expressão de cortesia usada quando se quer pedir algo a alguém. Neste caso o correto é por favor , deve-se utilizar a preposição por.

1 por gentileza, por obséquio, por delicadeza, por cortesia, por amabilidade, por atenção, se faz favor, favor, é favor.