Como mandar mensagem de pêsames?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Comece com uma mensagem de solidariedade e apoio e, em seguida, inclua uma lembrança afetuosa do ente querido que partiu. “Meus sentimentos pela sua perda. [Nome da pessoa] estará sempre nos nossos corações e na nossa memória. Recebam nosso amor e sentimentos nesse momento tão triste.”

Quando os amigos e familiares perdem um ente querido, é muito comum usarmos a expressão “meus pêsames” como uma forma de confortar e oferecer apoio. Algumas pessoas utilizam a expressão “meus sentimentos”, porém o mais utilizado é desejar pêsames.

Expressar-se com “meus sentimentos” ou “meus pêsames”
Solidariedade e empatia sempre são as melhores atitudes quando se tem por perto alguém enlutado. Tentar compreender e respeitar a dor do outro é o mais importante. O apoio de amigos em momentos difíceis faz perceber com quem se pode contar de verdade.

As minhas condolências pela sua perda, amigo! Lamento muito que esteja passando por este momento tão difícil e de grande sofrimento, e lamento ainda mais não poder fazer mais por você. Sei que agora custa a entender e aceitar, assim como parece que essa dor será incurável, mas o tempo trará alívio e serenidade.

Algumas palavras de conforto: “Sei que nenhuma palavra bonita pode tirar a sua dor, então só posso pedir a Deus conforte e aqueça o seu coração e o da sua família. Conte comigo!” “Sei que o seu coração está triste, mas acredite que um dia todos nós vamos nos reencontrar.

Assim, em uma mensagem curta de apoio ao enlutado, é possível escrever pêsames ou condolências, e o significado será o mesmo. Por exemplo: “Minhas condolências pela sua perda, amiga”. “Meus pêsames pela sua perda, amiga”.

Que Deus possa confortar o seu coração e amparar toda a sua família. Meus pêsames! Sei que o seu coração está devastado por sua perda, que esta mensagem seja luz em seu coração. Saiba que me solidarizo com a sua dor e quero lhe prestar minhas sinceras condolências.

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

Que Deus possa confortar o seu coração neste difícil momento. Com o coração pesado, oramos para que o nosso Senhor dê o merecido descanso para esta alma que partiu. Meus mais sinceros pêsames. Meus mais profundos sentimentos para você e para a sua família.

Comunicamos com pesar o falecimento de (nome), (cargo), ocorrido no dia xx/xx/xx. O velório será no (local), (endereço), dia xx/xx, a partir das xx horas. Em seguida, acontecerá o/a sepultamento/cremação, às XX horas, no (local), (endereço). A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

Ação de expressar um sentimento de pesar; demonstração de tristeza, de se condoer pela perda de alguém: apresentou afetuosas condolências à família. Etimologia (origem da palavra condolências).

Tornar forte; fortificar, avigorar. Animar, consolar: confortaram a viúva. Buscar ânimo, consolo.

Evite aquelas frases de luto clichês
Frases como “o tempo cura tudo” ou “ele está em um lugar melhor” devem ser evitadas sempre que possível. Os clichês geralmente são frases que usamos quando não sabemos o que dizer.

O luto é o estado emocional em que as pessoas se encontram após a perda de uma pessoa querida. Uma sensação de vazio se instala no peito, como se a vida tivesse perdido um pouco de propósito. Pode levar meses ou até mais de um ano para quem sofreu essa perda volte a se sentir bem.

Ofereça amparo.

  1. Diga o quanto se importa com o bem-estar dela. Ofereça ajuda e tente quebrar o gelo com algo do tipo, “Eu sei que está muito triste. Estou aqui para você”.
  2. Pergunte o que pode fazer para ajudar. Experimente dizer algo como, “Gostaria de ajudar de alguma forma. Há algo que eu possa fazer?