Como lubrificar as cordas vocais?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Beber mais água ajuda a lubrificar as pregas vocais, permitindo que elas tenham mobilidade para produzir os movimentos que dão origem à voz. Deixar de se hidratar causa o ressecamento das pregas e, consequentemente, falhas na voz.

O tratamento depende da origem do problema, mas consiste principalmente em descansar a voz. Beber líquidos mornos e tomar certos medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Medicação como, por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar no alívio da dor.

Gargarejar com água morna também faz bem para a voz. O movimento que o gargarejo faz nas cordas vocais tem efeito de drenagem e a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura.

tomar chá de mel e limão para ajudar a eliminar a secreção da garganta; respirar fundo e engolir com força ou fazer gargarejos sempre que sentir vontade de 'limpar a garganta' ou pigarrear; evitar se deitar logo depois de comer para evitar o pigarro decorrente de refluxo.

Ingredientes caseiros para aliviar a rouquidão

  • gengibre;
  • mel;
  • alho;
  • hortelã;
  • limão.

maçã

A profissional recomenda ainda romã como benéfica à saúde voz devido as suas propriedades anti-inflamatórias e a maçã foi referida como a preferida dos profissionais que tratam a voz por sua propriedade adstringente, de trabalhar a articulação mastigatória e limpar o trato vocal.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  1. Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  2. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  3. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  4. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Neopiridin é indicado para o tratamento das afecções da mucosa orofaríngea, tosse, rouquidão e irritação da garganta. Contraindicações: Para pacientes com história de hipersensibilidade à benzocaína, cloreto de cetilpiridínio e aos demais componentes da fórmula, crianças menores de 6 anos de idade.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

O que é bom para rouquidão

  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

Gargarejo para tirar catarro da garganta:
O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco. Convém lembrar que a água com sal também desempenha a finalidade de antisséptico .

O consumo de chás (de flores, frutas, camomila, erva-doce, entre outros) também beneficia a saúde vocal; Beba bastante água ao longo do dia; Para saber a quantidade de água ideal para o seu corpo, multiplique seu peso por 30. O resultado será a quantidade de água adequada por dia, em mililitros (mL).

E o que evitar? Por mais que alguns alimentos sejam aliados das cordas vocais, existem outros que podem ser prejudiciais. Bebidas com cafeína, como o café e refrigerantes, drinks alcoólicos, fast food e pimenta figuram na lista de contraindicações para quem quer a voz limpinha.

Sua origem tem a ver com o fato de que o ovo tem propriedades anti-inflamatórias, que poderiam contribuir com a saúde da garganta e das cordas vocais. Porém, não há nenhuma comprovação científica de que haja impactos positivos na voz.

Benefícios que o aquecimento vocal pode trazer ao cantor
1) Preserva a saúde vocal: como o ato de cantar exige muito das cordas vocais, é necessário que se faça o aquecimento das cordas antes do canto para que a saúde vocal seja preservada.

Flogoral é destinado ao tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca e garganta porque apresenta propriedades anti-inflamatória, analgésica e anestésica.