Como localizamos o apêndice xifóide?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Ele está localizado na região inferior direita do abdômen, no ceco, que por sua vez está ligado à primeira porção do intestino grosso.

apêndice xifoide. Extremidade inferior do esterno que é cartilagínea nos jovens, tornando-se mais dura e mesmo óssea nos indivíduos adultos mais idosos.

Úlceras esofágicas provocam o mesmo tipo de dor encontrada em úlceras gástricas ou duodenais, mas a dor em geral se localiza na região do apêndice xifoide ou região subesternal alta. As úlceras pépticas esofágicas cicatrizam lentamente, tendem a recorrer e costumam causar estenose quando cicatrizam.

para o diagnóstico de apendicite na TC sem contraste foi o espessamento apendicular superior a 6 mm, com alterações inflamatórias periapendiculares associadas. As presenças de apendicólito e inflamação periapendicular isoladas foram consideradas achados secundários.

Uma recomendação para encontrar os locais corretos é achar o ângulo de Louis. Também conhecido como ângulo esternal, ele pode ser encontrado tateando a parte central da base da garganta. Se você mover os dedos um pouco para baixo, vai sentir um nódulo formado por ossos: é o ângulo de Louis.

Em medicina, o ângulo de Louis, ou ângulo de esterno, é um importante ponto anatômico formado pela junção do manúbrio com o corpo do osso esterno. Recebeu esse nome em homenagem ao cirurgião francês Antoine Louis.

O manúbrio é um grande osso de forma quadrangular que se encontra acima do corpo do esterno.

Músculo Transverso do Tórax

Músculo Transverso do Tórax
Origem: origina-se na face interna do esterno e processo xifóide.

xi·fói·de |ói|
1. Em forma de espada. 2. [ Anatomia ] Diz-se do apêndice que termina a parte inferior do esterno.

Como não é um órgão essencial, a sua remoção não afeta o correto funcionamento do organismo. Na maioria das vezes, a apendicectomia é realizada em casos de apendicite aguda. A apendicite é uma inflamação dolorosa do apêndice e que requer tratamento imediato.

condroma é o tumor benigno mais comum do esterno, seu aspecto é similar ao Condrossarcoma e, por isso, todas as lesões devem ser tratadas cirurgicamente.

É o fígado este superórgão, que nos ajuda também a produzir rapidamente energia, quando dela necessitamos.

O principal sintoma da doença é a dor no peito. Apesar de a dor ser limitada a uma região — principalmente o lado esquerdo do peito —, ela pode irradiar para outros locais do corpo, como costas e abdômen.

Costocondrite ou Dor no Esterno é uma inflamação das cartilagens que ligam a costela ao osso esterno ou a costela a própria costela. É uma dor que pode ser confundida com um ataque cardíaco, mas é benigna, ou seja, é uma doença branda que não terá progressão agressiva.